E foi lançado o KDE Plasma 5.25 com novos recursos interessantes, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE lançou o KDE Plasma 5.25.
Novidades o KDE Plasma 5.25
Com quatro meses de produção, a série de ambiente de desktop KDE Plasma 5.25 está aqui para apresentar novos recursos interessantes, como controle total do Modo Tablet das sessões Wayland e X11, novos gestos de touchpad de acompanhamento de dedos (1:1) para dispositivos amigáveis ao toque, uma janela de configuração para o KRunner, bem como um novo modo flutuante para o painel que o destaca da parte inferior da tela para se parecer mais com um dock.
Também há suporte para configurar todos os botões dos dispositivos Wacom ExpressKey Remote, a capacidade de acessar e manipular layouts de Plasma atribuídos a outras telas a partir de um local central na barra de ferramentas global Edit Mode, um novo aplicativo “Crashed Processes Viewer”, bem como o capacidade de selecionar as partes do layout da área de trabalho que você deseja alterar ao aplicar um tema global nas configurações do sistema.
O KDE Plasma 5.25 também vem com uma reescrita completa do Present Windows e da Desktop Grid, sincronização automática de cores de destaque com o papel de parede da área de trabalho (suporta papéis de parede de apresentação de slides também), a capacidade de tingir todas as cores de qualquer esquema de cores usando a cor de destaque e um novo efeito de cross-fade suave ao alternar entre esquemas de cores antigos e novos.
Além disso, o KDE Plasma agora apresenta um modo de toque voltado para o usuário que liga sempre que a tela é desconectada ou girada em 360 graus, permite editar esquemas de cores para tornar a cor de destaque sutilmente tingida de todas as suas cores e definir cores de destaque para serem geradas automaticamente com base nas cores do papel de parede atual da área de trabalho e aprimora o aplicativo Monitor do sistema com uma nova opção para fazer com que uma página comece a carregar dados assim que o aplicativo for aberto.
Para a sessão do Plasma Wayland, o KDE Plasma 5.25 melhora os gestos de tela sensível ao toque com vários dedos e o gesto de “deslizar” para alternar as áreas de trabalho virtuais para seguir seus dedos, melhora a experiência do usuário para os jogadores desativando as ações de borda da tela, adiciona a capacidade de alterar a tela resolução para resoluções além das oficialmente suportadas e adiciona suporte para o protocolo “screencast session restore” para melhor integração de aplicativos usando portais XDG, como Flatpaks e Snaps.
Entre outras mudanças dignas de nota, o KDE Plasma 5.25 adiciona suporte para ativar efeitos KWin usando toques na borda da tela sensível ao toque, permite adicionar mais locais e locais à lista/grade de “Favoritos” no Kickoff, Kicker e Application Dashboard, adiciona uma opção para excluir janelas minimizadas do efeito Visão geral, adiciona um efeito ao vivo ao recurso Cor Noturna e atualiza a página “Sobre este Sistema” do Centro de Informações para exibir informações mais relevantes sobre seu hardware.
Também aprimorado no KDE Plasma 5.25 está o gerenciador gráfico de pacotes Plasma Discover, que recebeu uma página de aplicativo redesenhada, a capacidade de exibir o nível de acesso dos aplicativos aos recursos em seu sistema, suporte para excluir as configurações e dados do usuário de aplicativos Flatpak, o capacidade de alertar os usuários sobre os riscos da instalação de software proprietário, suporte para mostrar o tamanho dos aplicativos instalados e outros conteúdos na página “Instalados”, bem como suporte para o portal “Dynamic launcher” para melhor integração dos aplicativos Flatpak e Snap.
E tem mais! O KDE Plasma 5.25 vem com melhor suporte para aplicativos GTK que usam o tema Breeze GTK para combinar com o estilo dos aplicativos Qt/KDE, adiciona a capacidade de editar os comandos Halt e Reboot na página da tela de login (SDDM) das configurações do sistema, introduz um “shake” para a tela de login quando as credenciais erradas são inseridas e atualiza muitos applets, widgets e várias páginas de configurações do sistema com novos recursos e melhorias.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
O KDE Plasma 5.25 será suportado com cinco atualizações de manutenção até setembro de 2022.
Como instalar ou atualizar
O Plasma 5.25 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.
O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.
Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.
Então, o ambiente de desktop KDE Plasma logo chegará nos repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita, especialmente lançamentos como KDE neon, Arch Linux, openSUSE Tumbleweed e Solus.
E se você usa o Ubuntu…
Veja como instalar o KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados
Como instalar o KDE Plasma 5.24 LTS no Kubuntu 21.10