E foi lançado o KDE Plasma 5.25.1 com suporte a várias GPUs melhorado. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE lançou o KDE Plasma 5.25.1.
Novidades o KDE Plasma 5.25.1
O KDE Plasma 5.25 chegou na semana passada como a versão mais recente e melhor do amado ambiente de desktop para distribuições GNU/Linux usado por milhares de usuários em todo o mundo.
Ele introduziu muitos novos recursos, como um painel flutuante, navegação no espaço de trabalho redesenhada, novos gestos para telas sensíveis ao toque e touchpads e muito mais.
Agora, o KDE Plasma 5.25.1 está aqui como a primeira atualização de manutenção do KDE Plasma 5.25, abordando vários problemas, como suporte de tela externa em configurações multi-GPU, um problema com o brilho da tela preso em 30% em alguns laptops, bem como uma falha do KWin que ocorreu quando a configuração da tela foi alterada.
Além disso, o KDE Plasma 5.25.1 corrige um vazamento de memória no serviço de área de transferência Klipper do Plasma, um problema de “janelas fantasmas” que ocorria ao alternar áreas de trabalho, uma falha nas configurações do sistema ao tentar instalar um tema de cursor de uma unidade de disco local e falhas visuais com controles deslizantes com tema Breeze ao usar um idioma RTL (Right-to-Left).
Também foi corrigido neste primeiro lançamento pontual da série de ambiente de desktop KDE Plasma 5.25 um problema na sessão Plasma Wayland ao assistir a vídeos com a versão mais recente do aplicativo de player de vídeo MPV, pois os vídeos não aparecem com uma pequena borda transparente ao redor deles .
Outra mudança interessante no KDE Plasma 5.25.1 é que você não pode mais remover os temas da tela de login do SDDM da página da tela de login (SDDM) das configurações do sistema que foram instaladas nos repositórios da sua distribuição. Agora, o Plasma só permite remover temas SDDM baixados e instalados manualmente.
O KDE Plasma 5.25.1 também torna possível arrastar janelas individuais de uma área de trabalho para outra ao usar o efeito Desktop Grid, torna a ativação dos efeitos Overview, Present Windows e Desktop Grid mais suave ao usar um gesto do touchpad e melhora o destaque de borda do KWin ” para não ser mais exibido ao mover o cursor do mouse próximo a uma borda da tela enquanto uma janela de tela inteira estiver focada e um painel auto-oculto estiver presente.
Por último, mas não menos importante, esta primeira versão pontual do KDE Plasma 5.25 melhora o dimensionamento dos ícones da bandeja do sistema quando você define a altura do painel Plasma para números ímpares e melhora o matiz da barra de título com uma cor de destaque ativa para aplicar corretamente a cor certa para barras de título de janela inativas.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
O KDE Plasma 5.25 será suportado com cinco atualizações de manutenção até setembro de 2022.
Como instalar ou atualizar
O Plasma 5.25.1 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.
O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.
Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.
Então, o ambiente de desktop KDE Plasma logo chegará nos repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita, especialmente lançamentos como KDE neon, Arch Linux, openSUSE Tumbleweed e Solus.
E se você usa o Ubuntu…
Veja como instalar o KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados
Como instalar o KDE Plasma 5.25 no Kubuntu 21.10