Boas notícias para os fãs do ambiente de desktop KDE, o KDE Plasma 5.24 será a próxima versão LTS e será mantida por cerca de 18 meses.
KDE Plasma Desktop é um ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
E o KDE Plasma 5.24 (atualmente em teste beta público) está definido para ser a próxima versão LTS do aclamado e amplamente utilizado ambiente de desktop para distribuições GNU/Linux, substituindo a série KDE Plasma 5.18 LTS, que chegou ao fim da vida útil em outubro de 2021.
KDE Plasma 5.24 será a próxima versão LTS
Previsto para chegar em 8 de fevereiro de 2022, dois anos após o lançamento do Plasma 5.18 LTS, a série Plasma 5.24 LTS promete novos recursos interessantes, como suporte para leitores de impressão digital para desbloquear a tela ou autenticar em aplicativos que exigem senha de administração ou com sudo no linha de comando.
Ele também promete um novo efeito de Visão geral que permite controlar seus espaços de trabalho virtuais e encontrar resultados de pesquisa do KRunner, tudo em um só lugar, mais melhorias no Plasma Wayland, um tema Breeze muito aprimorado, um design mais moderno para o “Plasma Pass” gerenciador de senhas, melhor suporte para GPUs NVIDIA e muito mais.
De acordo com o Projeto KDE, o Plasma 5.24 LTS receberá atualizações de manutenção feitas até o início do desenvolvimento da série KDE Plasma 6, quando uma nova e final versão do Plasma 5.x será marcada como LTS.
Novamente, isso é uma notícia incrível para usuários e mantenedores de distro que desejam usar um ambiente de desktop KDE Plasma com suporte de longo prazo em seus sistemas.
Por exemplo, as próximas distribuições Kubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) e openSUSE Leap 15.4 serão enviadas com o Plasma 5.24 LTS.
Como uma versão LTS, o KDE Plasma 5.24 será suportado com atualizações de manutenção que fornecem correções de bugs e mudanças importantes até outubro de 2023.
Quanto ao KDE Plasma 6, eu pessoalmente mal posso esperar para ver o que os desenvolvedores do KDE têm reservado para nós no próximos meses.