E foi lançado o KDE Plasma 5.24.6 LTS com correções para Plasma Wayland. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE lançou o KDE Plasma 5.24.6 como a sexta atualização de manutenção para a série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.24 LTS com suporte de longo prazo.
Novidades o KDE Plasma 5.24.6
O KDE Plasma 5.24.6 LTS está aqui dois meses após a atualização do KDE Plasma 5.24.5 LTS para trazer mais correções de bugs e melhorias para aqueles que permanecem com o desktop Plasma com suporte de longo prazo (LTS) para uma experiência de desktop Plasma mais confiável e estável.
Melhorada no KDE Plasma 5.24.6 LTS é a sessão Plasma Wayland para fazer com que o ícone da bandeja do sistema de gravação de tela apareça em uma área visível, bem como para resolver uma falha na janela KWin e no gerenciador composto ao pressionar Alt+Tan enquanto o menu de contexto para uma barra de título de janela é visível.
Também para a sessão Plasma Wayland, tanto as páginas Tablet Mode e Drawing Tablet em System Settings receberam atenção para corrigir uma falha que ocorreu na segunda vez que você abriu a página Tablet Mode e para fazer a página Drawing Tablet lembrar corretamente as configurações de “Target Display”.
Na verdade, o KDE Plasma 5.24.6 LTS traz mais correções para as configurações do sistema, como a capacidade da página Estilos do Plasma exibir estilos do Plasma instalados pelo usuário, a capacidade da página de configuração de exibição exibir as taxas de atualização corretas, a capacidade de a visualização da barra lateral para sincronizar com a página exibida no painel principal e a capacidade da página da tela de login exibir imediatamente os temas da tela de login do SDDM baixados usando a janela de download “Obter novo [coisa]” (Get New [thing]).
O suporte para aplicativos Flatpak foi aprimorado para não travar mais na inicialização ao usar o tema do cursor Breeze, como no aplicativo Pitivi, e o suporte para monitores externos foi aprimorado para que um painel não desapareça quando a tela externa for desconectada e reconectada, e para corrigir uma falha do KWin ao conectar ou desconectar um monitor HDMI.
O aplicativo System Monitor foi atualizado no KDE Plasma 5.24.6 LTS para exibir informações para GPUs AMD, bem como widgets do System Monitor, que agora são capazes de carregar corretamente as predefinições feitas à mão.
Os desenvolvedores observam o fato de que você precisará refazer suas predefinições para que essa alteração realmente funcione.
Também foi aprimorada a tela de login do SDDM, cujos elementos da interface do usuário agora respeitam o esquema de cores do sistema pronto para uso ao sincronizar as configurações do Plasma com a tela de login do SDDM, os itens de grade no inicializador do aplicativo Kickoff para exibir dicas de ferramentas relevantes no cursor do mouse passe o mouse, bem como a caixa de diálogo da área de trabalho remota para aplicativos em área restrita, que agora aparece quando esperado.
O KRunner também recebeu algumas alterações para que ele não congele mais ao aplicar um resultado de pesquisa com texto em três linhas e para permitir que você altere o caractere delimitador de um espaço para dois pontos sem reiniciá-lo.
Entre outras mudanças, a detecção automática do Modo de Toque foi aprimorada para ignorar dispositivos de entrada falsos, o Plasma agora permite que você aplique e exclua temas de cursor de mouse de terceiros, a configuração de menor latência do KWin agora funciona como esperado, os papéis de parede agora são mostrados na proporção de a tela à qual eles serão aplicados na janela do seletor de papel de parede, e o efeito Visão geral não mostra mais seus painéis.
O KDE Plasma 5.24.6 LTS também melhora o gerenciador gráfico de pacotes Discover para reiniciar automaticamente após a instalação de atualizações somente quando todas as atualizações foram aplicadas com sucesso, bem como para fazer o campo de pesquisa desaparecer quando a janela do Discover estiver no modo estreito/móvel e você redimensionar o janela seja mais larga.
Algumas correções também estão presentes para a bandeja do sistema resolver uma falha que ocorreu ao remover um painel que possui um widget da bandeja do sistema, bem como para usar o nome do ícone para aplicativos que fornecem ao sistema um nome de ícone e um imagem para o ícone da bandeja do sistema, como no aplicativo Telegram.
Por fim, o KDE Plasma 5.24.6 LTS atualiza os papéis de parede do Flickr e Simon Stålenhag Picture of the Day para mudar apenas uma vez por dia, melhora o daemon kded para não vazar mais conexões do cliente XCB ao alterar a configuração da tela, atualiza o texto para itens de menu no Menu Global para seguir o esquema de cores do tema padrão do Plasma e torna os botões “Desligar” e “Reiniciar” visíveis no inicializador do Painel de Aplicativos quando no modo de tela cheia.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
O Plasma 5.24.6 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.
O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.
Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.
Então, o ambiente de desktop KDE Plasma logo chegará nos repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita, especialmente lançamentos como KDE neon, Arch Linux, openSUSE Tumbleweed e Solus.
E se você usa o Ubuntu…
Veja como instalar o KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados
Como instalar o KDE Plasma 5.24 LTS no Kubuntu 21.10