E foi lançado o KDE Plasma 5.24.5 LTS com muitas correções de bugs, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE lançou o KDE Plasma 5.24.5 como a quinta atualização de manutenção para a mais recente e melhor série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.24 LTS, para solucionar mais bugs e adicionar várias alterações para uma experiência de desktop Plasma mais estável e confiável.
Novidades o KDE Plasma 5.24.5
O KDE Plasma 5.24.5 foi lançado com uma lista de ajustes importantes se levarmos em conta que, inicialmente, acreditava-se que a série 5.24 tinha ido bem, e também eles já foram lançados quatro versões de manutenção nas quais muitos problemas também foram corrigidos.
De qualquer forma, o Plasma 5.24.5 estava agendado para hoje, já foi lançado e na lista a seguir você pode ler algumas de suas novidades.
- O pop-up de pasta que pode ser aberto para exibir o conteúdo das pastas na área de trabalho não é mais irritantemente dois pixels estreitos demais para exibir uma célula de grade adicional.
- Quando o Discover instala atualizações para pacotes que possuem várias arquiteturas disponíveis (por exemplo, versões de 32 bits e 64 bits, devido ao Steam instalado), ele agora instala atualizações para todas as arquiteturas em vez de um conjunto pseudo-aleatório delas, o que causar problemas ao sistema operacional.
- Na sessão Plasma Wayland:
- Corrigido um caso em que um aplicativo com mau comportamento poderia fazer com que o KWin travasse.
- Alterar as configurações de exibição de certas maneiras (por exemplo, girar e mover uma exibição sem também alterar sua taxa de atualização) às vezes não causa mais falhas no KWin.
- Quando uma janela solicita a ativação usando o protocolo de ativação oficial do Wayland para abrir sua própria janela, mas isso é negado pelo KWin por qualquer motivo, o ícone do Gerenciador de Tarefas da janela agora usa a cor de fundo laranja “precisa de atenção », assim como no X11 .
- Corrigido um caso em que o KWin poderia travar enquanto a tela estava bloqueada.
- Desbloquear a tela não causa mais várias falhas visuais em todos os lugares.
- Ativar tarefas do Gerenciador de Tarefas por meio de um atalho de teclado Meta+[número] agora sempre faz o que é esperado, independentemente de quantas tarefas agrupadas você tenha e se elas foram acessadas pela última vez com o mouse ou o teclado.
- A regra de janela do KWin “Áreas de trabalho virtuais” agora funciona corretamente.
- Na sessão Plasma Wayland, os aplicativos SDL não travam mais quando um monitor externo é desconectado.
- O KWin não trava mais quando os monitores USB-C conectados despertam de seus estados de economia de energia.
- O widget do Menu Global agora funciona corretamente quando seu modo opcional “seja um menu de hambúrguer” que é frequentemente usado para painéis verticais é ativado
- O Discover não trava mais constantemente, seja na inicialização ou ao visitar a página Instalado, se você tiver o backend Flatpak ativado com certos tipos de comandos Flatpak.
- Na sessão do X11 Plasma, corrigimos um caso em que o KWin podia travar quando a tampa do laptop era fechada enquanto um monitor externo estava conectado.
- O widget Quadrinhos está funcionando novamente.
- Na página Configurações rápidas do sistema, o botão “Alterar papel de parede…” agora funciona quando você tem mais de uma atividade.
- A pesquisa no KRunner, no inicializador de aplicativos, na visão geral (ou em qualquer outra pesquisa desenvolvida pelo KRunner) agora retorna correspondências que são arquivos de texto ou que usam um formato de arquivo herdado do formato de texto simples.
- Fechar a barra lateral do Widget Explorer agora a limpa, economizando memória e corrigindo um bug em que a consulta de pesquisa anterior era lembrada de forma inadequada na próxima vez que era aberta.
- O widget de bateria agora sempre aparece na bandeja do sistema no login, em vez de às vezes estar ausente até que o Plasma seja reiniciado manualmente.
- Alguns monitores não ligam mais constantemente em loop quando conectados.
- Qualquer pessoa pode alterar seus favoritos no Kickoff e Kicker e manter essas alterações após reiniciar o Plasma ou o computador.
- Depois de instalar um aplicativo Flatpak usando o Discover, não há mais um botão “Instalar” complicado.
- O Plasma não trava mais aleatoriamente quando você tem mais de um aplicativo com várias janelas abertas e interage com uma das dicas de ferramentas do Gerenciador de Tarefas.
- O widget de menu global não mostra mais menus que o aplicativo marcou como ocultos, como o menu “Ferramentas” do Kolourpaint.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
O Plasma 5.24.5 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.
O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.
Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.
Então, o ambiente de desktop KDE Plasma logo chegará nos repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita, especialmente lançamentos como KDE neon, Arch Linux, openSUSE Tumbleweed e Solus.
E se você usa o Ubuntu…
Veja como instalar o KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados
Como instalar o KDE Plasma 5.24 LTS no Kubuntu 21.10