E foi lançado o KDE Plasma 5.24.3 LTS com melhorias na sessão Plasma Wayland para sistemas multi-GPU. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE lançou o KDE Plasma 5.24.3 como a terceira atualização de manutenção para a mais recente e melhor série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.24 LTS, para solucionar mais bugs e adicionar várias alterações para uma experiência de desktop Plasma mais estável e confiável.
Novidades o KDE Plasma 5.24.3
O KDE Plasma 5.24.3 está aqui duas semanas após a atualização do Plasma 5.24.2 e traz mais melhorias para a sessão Plasma Wayland, especialmente para sistemas multi-monitor e multi-GPU.
Há um total de 48 alterações incluídas na atualização do KDE Plasma 5.24.3. Por exemplo, ele corrige uma grande regressão no Plasma 5.24.2 que quebrou as configurações de vários monitores e várias GPUs ao usar Wayland.
Também para a sessão Plasma Wayland, esta atualização melhora o compartilhamento de tela, gravação ou transmissão em aplicativos de tela cheia, melhora o teclado virtual para não sobrepor mais metade da configuração do painel vertical e melhora as cores para não aparecerem mais pontilhadas em alguns hardwares.
Para configurações de vários monitores, o KDE Plasma 5.24.3 melhora os mapeamentos de desktops e painéis para serem mais robustos, não incluindo mais entradas de tela inválidas e possibilita que os usuários ajustem a luz de fundo de suas telas ao usar certos tipos de sistemas multi-GPU.
A bandeja do sistema também foi aprimorada nesta versão, alinhando verticalmente os rótulos de miniaplicativos para garantir que a primeira linha em rótulos de várias linhas sempre corresponda a outros miniaplicativos, incluindo aqueles com 1 ou 3 linhas, bem como para resolver um problema em que clicar em um ícone de aplicativo da bandeja não faz mais com que ele seja ativado ao clicar com o botão esquerdo em outros itens do Gerenciador de Tarefas.
Entre outras mudanças notáveis, o KDE Plasma 5.24.3 adiciona novamente a capacidade de aplicar alterações na página do Touchpad nas Configurações do Sistema, corrige os botões de “Ajuda” no aplicativo Info Center, melhora os gráficos de barras do aplicativo Plasma System Monitor e melhora o Plasma Descubra para não exibir mais o estilo de texto incorretamente para aplicativos ou firmware.
Além disso, há algumas melhorias de desempenho nas caixas de diálogo de arquivo, que agora abrem mais rápido quando a visualização inicial é um local de rede, e alguns vazamentos de memória foram corrigidos no processo plasma_session para tornar o ambiente de desktop Plasma mais confiável e estável para uso diário.
Por último, mas não menos importante, o KDE Plasma 5.24.3 melhora a tela de login para que não omita seu nome se contiver mais de 11 caracteres e houver várias contas de usuário no sistema, melhora o miniaplicativo Relógio Digital para que não t pular segundos em alterações de minutos e centralizar verticalmente o texto nas guias verticais no estilo Breeze.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
O Plasma 5.24.3 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.
O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.
Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.
Então, o ambiente de desktop KDE Plasma logo chegará nos repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita, especialmente lançamentos como KDE neon, Arch Linux, openSUSE Tumbleweed e Solus.
E se você usa o Ubuntu…
Veja como instalar o KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados
Como instalar o KDE Plasma 5.24 LTS no Kubuntu 21.10