E foi lançado oficialmente o KDE Plasma 5.24.2 LTS com correções para vários bugs. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE lançou o KDE Plasma 5.24.2 como a segunda atualização de manutenção para a mais recente e melhor série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.24 LTS, para resolver mais problemas e melhorar a estabilidade e a confiabilidade gerais.
Novidades o KDE Plasma 5.24.2
O KDE Plasma 5.24.2 está aqui apenas uma semana após o KDE Plasma 5.24.1 e parece ser uma pequena atualização que melhora ainda mais o novo efeito Visão geral para a sessão do Plasma X11 para que não seja acionado inadequadamente na tela de bloqueio ao pressionar a tecla Meta.
Os desenvolvedores do KDE também continuam a melhorar a sessão do Plasma Wayland e, nesta segunda versão pontual, corrigiram um problema em que o teclado virtual não aparecia mesmo se estivesse configurado corretamente.
Outra mudança interessante no KDE Plasma 5.24.2 é a adição de uma linha indicadora ao miniaplicativo Mostrar área de trabalho que aparece quando a área de trabalho está sendo exibida.
Além disso, a linha indicadora do miniaplicativo Minimizar tudo foi atualizada para tocar a borda do painel, não importa como suas margens internas estejam definidas.
Fora isso, esta atualização melhora o texto do título/cabeçalho nos menus para não ser mais cortado quando é mais longo que o texto de qualquer um dos outros itens de menu, melhora o seletor Emoji para usar um ícone mais apropriado para a página Símbolos e melhora o recurso Hot New Stuff para confiar apenas na data de validade se for inferior a 24 horas.
O miniaplicativo Pager também foi aprimorado para a sessão do Plasma X11, o Gerenciador de Tarefas agora oculta a barra de rolagem desnecessária e a Exibição de Pasta agora oculta configurações adicionais que não são relevantes para a Exibição de lista.
Para o Plasma Mobile, esta atualização melhora o escurecer o fundo da gaveta de ações de paisagem, corrige a gaveta de aplicativos para interagir em um espaço vazio e corrige a ação de fechamento do Painel de Tarefas.
O próximo lançamento pontual da série KDE Plasma 5.24 LTS está planejado para 8 de março de 2022.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
O Plasma 5.24.2 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.
O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.
Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.
Então, o ambiente de desktop KDE Plasma logo chegará nos repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita, especialmente lançamentos como KDE neon, Arch Linux, openSUSE Tumbleweed e Solus.
E se você usa o Ubuntu…
Veja como instalar o KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados
Como instalar o KDE Plasma 5.24 LTS no Kubuntu 21.10