Sempre divulgando as novidades do projeto KDE, Nate Graham informou que o KDE Plasma 5.23 melhorará o gerenciamento de energia e o menu.
Como toda semana, o desenvolvedor do KDE Nate Graham nos deixa em seu blog um relatório completo do progresso que o desktop e suas respectivas ferramentas estão experimentando e, como acontece de tempos em tempos, notamos alguns que são os mais interessantes e que os usuários não demorarão muito para desfrutar, pois chegarão junto com a próxima versão do desktop.
KDE Plasma 5.23 melhorará o gerenciamento de energia e o menu
Primeiro, temos um novo recurso de gerenciamento de energia que infelizmente nem todos poderão desfrutar, pelo menos inicialmente, mas que promete ajudar a gerenciar a vida da bateria de uma forma muito mais fácil.
Tão simples quanto usar uma aplicação do estilo Slimbook Battery e similares: escolhendo um perfil de energia que se adapte às circunstâncias.
Portanto, mudar para um perfil de “economia de energia”, “equilibrado” ou “melhor desempenho” será tão simples quanto abrir a bateria e o miniaplicativo de brilho da bandeja do sistema e escolher entre um desses três estados pré-configurados, cujo comportamento também pode ser definido dependendo de se o equipamento está conectado à rede elétrica ou não.
A imagem a seguir mostra como funciona.
Este recurso “estará disponível no Plasma 5.23 com um computador mais recente que o suporte ao usar o Linux Kernel 5.12 ou superior”, explica Graham.
O segundo requisito já está disponível em computadores recentes da Dell e Lenovo, embora seja atribuído em princípio aos processadores Intel mais recentes que incorporam esta possibilidade.
O KDE Plasma 5.23 também será a versão em que o novo menu de início da área de trabalho, Kickoff, é polido, que como você sabe foi totalmente renovado no KDE Plasma 5.21… E ainda, recebeu “uma revisão de código gigantesca”, incluindo correções, melhorias de desempenho e acessibilidade, com seus respectivos ajustes de design, que na verdade faltavam, e alguns “recursos comumente solicitados”.
Nessas linhas, o Kickoff que o Plasma 5.21 introduziu… O que mudará no Plasma 5.23?
Por exemplo, incluirá a opção de mostrar todas as seções em modo de grade, e não apenas a seção de favoritos; e a faixa inferior pode ser configurada em maior detalhe com as opções de sessão e energia, além de iconizar as diferentes ações para alcançar um acabamento estético mais minimalista.
Resumindo, duas pequenas melhorias entre muitas que tornarão o KDE Plasma 5.23 um desktop mais polido e amigável.
Poderemos testar estes e o resto das novidades que incorpora a partir do próximo mês de outubro, altura em que está previsto o lançamento desta versão.