KDE Plasma 5.23 com recursos pequenos e melhorias incrementais

E foi lançado oficialmente o KDE Plasma 5.23 com recursos pequenos e melhorias incrementais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.

A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.

Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.

Agora, o Projeto KDE lançou o KDE Plasma 5.23.

KDE Plasma 5.23 lançado – Confira as novidades

KDE Plasma 5.23 com recursos pequenos e melhorias incrementais

Sim. O ambiente de área de trabalho KDE Plasma 5.23 acaba de ser lançado, mas se você esperava uma revolução na forma como usa sua área de trabalho, esse não é o lançamento para você.

Esta versão é focada principalmente em recursos pequenos, mas muito úteis, e em melhorias incrementais. E para ser honesto, fez um trabalho brilhante nessa tarefa. Então, vamos ver as atualizações.

Uma das grandes inovações neste lançamento são as cores de destaque. Essa é possivelmente a maior atualização de todo o lançamento e é uma adição muito boa.

Existem alguns desktops que já tinham isso, como Zorin OS ou elementary OS, e agora o Plasma também tem. Isso significa que você pode simplesmente clicar em “Configurações do sistema”, ir para a seção “Cores” e então mudar o acento de azul para o que quiser.

KDE Plasma 5.23 com recursos pequenos e melhorias incrementais

A próxima grande novidade no KDE Plasma 5.23 é o redesenho do tema Breeze. Não para a área de trabalho do Plasma e seus widgets, mas para os próprios aplicativos.

O novo tema está em desenvolvimento há muito tempo e foi lançado em pequenos incrementos, principalmente com as barras de título e pedágios unificados ou os pequenos cantos arredondados nos menus. E agora o resto da interface também foi alterado.

À primeira vista, provavelmente a maioria das pessoas teria dificuldade em dizer a diferença, mas realmente existe. Tudo tem um aspecto mais polido.

Agora, o tema Breeze é menos plano com mais gradientes e sombras. Os realces e a profundidade são mais pronunciados e os elementos parecem mais táteis.

As mudanças também afetam o tema escuro Breeze, que recebeu muito mais contraste e profundidade também.

KDE Plasma 5.23 com recursos pequenos e melhorias incrementais

Além disso, as barras de rolagem foram um pouco maiores para facilitar a interação. Há também uma nova engrenagem giratória quando você espera que algo aconteça.

No KDE Plasma 5.23, o menu do botão direito agora usa um realce melhor para os elementos ao pairar, não apenas uma cor sólida, e parece realmente muito bom.

O menu Kickoff também recebeu muitas melhorias. Além da base de código que recebe uma grande revisão para corrigir muitos bugs, ela também tem um desempenho melhor e abre mais rápido.

O menu ganha alguns novos recursos. Primeiro, você pode ver os aplicativos em uma grade ou lista nos favoritos e em todas as categorias do menu. Além disso, você também pode fixar o menu na tela se quiser que ele esteja sempre ativo.

Quanto ao widget de rede, o Plasma agora mostra mais detalhes sobre a rede conectada no momento, incluindo a velocidade.

Além disso, os miniaplicativos de volume de áudio agora irão diferenciar entre aplicativos que estão reproduzindo áudio e aplicativos que estão gravando áudio.

Em termos de configurações do sistema, também houve muitas melhorias menores. A mudança mais importante está no recurso de pesquisa das configurações.

Anteriormente, você só podia pesquisar o nome das categorias e alguns elementos, como os nomes das guias ou as entradas nas listas de efeitos da área de trabalho. O KDE Plasma 5.23 adiciona muitas palavras-chave para tornar a pesquisa mais útil.

Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

O Plasma 5.23 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.

O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.

Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.

Então, o ambiente de desktop KDE Plasma 5.23 logo chegará nos repositórios de software estáveis ​​de sua distribuição Linux favorita, especialmente lançamentos como KDE neon, Arch Linux, openSUSE Tumbleweed e Solus.

E se você usa o Ubuntu…
Veja como instalar o KDE Plasma 5.22 no Kubuntu 21.04

Deixe um comentário

Sair da versão mobile