E foi lançado oficialmente o KDE Plasma 5.23.5 com mais melhorias no Plasma Wayland, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE lançou o quinta lançamento pontual de sua série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.23, o KDE Plasma 5.23.5.
KDE Plasma 5.23.5 lançado – Confira as novidades
O KDE Plasma 5.23.5 está aqui cerca de cinco semanas após a atualização do KDE Plasma 5.23.4 e é a última versão de correção de bugs para o ambiente de área de trabalho KDE Plasma 5.23 “25th Anniversary Edition”, melhorando ainda mais vários componentes, como a sessão Plasma Wayland, que recebeu melhorias nas opções avançadas do teclado, bem como nas configurações do mouse e do touchpad para permitir que você alterne entre os perfis de aceleração Flat e Adaptive.
Além disso, a sessão do Plasma Wayland agora permite que os usuários alternem as atividades sem exibir uma entrada fictícia estranha no Gerenciador de tarefas, melhora a entrada do mouse e do teclado para não parar de funcionar depois de desligar um monitor e ligá-lo novamente, e permite que você aplique um “Não barra de título e janela do quadro ”regra sem tornar a janela muito pequena.
Também foi aprimorado o inicializador do aplicativo Kickoff, cuja função de pesquisa não falha mais quando há várias instâncias em execução, a visualização do calendário do Relógio Digital, que agora sempre mostra as cores certas ao usar o tema Breeze Light Plasma ou qualquer outro tema com cores de luz codificadas, bem como a bandeja do sistema, que agora se torna translúcida ou opaca com base nas configurações do painel principal.
A atualização do KDE Plasma 5.23.5 também melhora as configurações do sistema para não travar mais ao tentar instalar ou atualizar os temas globais ou ao tentar usar a janela Obter novos temas globais para atualizar os temas globais, melhora o gerenciador de pacotes do Plasma Discover para permitir que você pesquise seus aplicativos instalados sem mostrar aplicativos Flatpak, e melhora o novo aplicativo Plasma System Monitor para não travar mais ao visualizar processos na visualização em árvore.
Entre outras mudanças, o Plasma agora salva o status do Bluetooth no logout ao usar a opção “Lembrar”, os painéis do Plasma agora carregam muito mais rápido no login, vários aplicativos que desenham certos tipos de botões não travam mais ao usar o estilo de aplicativo Breeze e acessando a área de transferência dados por meio de ações do Klipper ou consultas DBus agora fornecem o texto completo.
Para completar, um monte de vazamentos de memória foram corrigidos em alguns componentes do Plasma para não fazer mais com que a janela KWin e o gerenciador de composição travassem ao abrir alguns aplicativos de terceiros ou o novo efeito Visão geral. Além disso, o botão de alternância Configurar do controle de volume de áudio do plasma foi corrigido para funcionar com um clique do mouse.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
O Plasma 5.23.5 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.
O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.
Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.
Então, o ambiente de desktop KDE Plasma 5.23.5 logo chegará nos repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita, especialmente lançamentos como KDE neon, Arch Linux, openSUSE Tumbleweed e Solus.
E se você usa o Ubuntu…
Veja como instalar o KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados