E foi lançado oficialmente o KDE Plasma 5.23.4 com o miniaplicativo Touchpad, e correções. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE lançou o quarto lançamento pontual de sua série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.23, o KDE Plasma 5.23.4.
KDE Plasma 5.23.4 lançado – Confira as novidades
O KDE Plasma 5.23.4 está aqui três semanas após a atualização do KDE Plasma 5.23.3 e restaura o miniaplicativo Touchpad que estava disponível anteriormente na série Plasma 5.22.
O miniaplicativo agora está disponível como um notificador de status somente leitura que só mostra quando o touchpad do seu laptop foi desativado.
Este lançamento pontual também melhora a sessão do Plasma Wayland para permitir que os usuários executem aplicativos XWayland como um usuário diferente, melhora o miniaplicativo Media Frame para exibir imagens de pastas que contêm caracteres incomuns, como backticks em seus nomes, e melhora a notificação sobre o nível crítico de bateria para desaparece automaticamente quando você conecta seu laptop ao carregador.
Além disso, o KDE Plasma 5.23.4 melhora a caixa de diálogo “reverter esta mudança” na página de Configurações do Sistema, Tela e Monitor, para ficar melhor ao usar um idioma com palavras longas, como Alemão ou Português do Brasil, e reintroduz um e fundo desfocado para a tela de logout.
O suporte para aplicativos Flatpak e Snap também foi aprimorado nesta atualização, pois as caixas de diálogo para abrir/salvar agora lembram seu tamanho anterior quando são reabertas.
Além disso, há um melhor suporte para o emulador de terminal acelerado por GPU Alacritty para ter o tamanho de janela correto quando é aberto.
Esta versão também remove as bordas desnecessárias dos botões da barra de ferramentas de aplicativos GTK3 que não usam headerbars CSD (decorações do lado do cliente), como Inkscape ou FileZilla, melhora as barras de rolagem no estilo Breeze e corrige travamentos comuns na bandeja do sistema e no plasma Descubra ao gerenciar aplicativos Flatpak.
Há um total de 35 mudanças no KDE Plasma 5.23.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
O Plasma 5.23.4 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.
O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.
Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.
Então, o ambiente de desktop KDE Plasma 5.23.4 logo chegará nos repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita, especialmente lançamentos como KDE neon, Arch Linux, openSUSE Tumbleweed e Solus.
E se você usa o Ubuntu…
Veja como instalar o KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados