E foi lançado oficialmente o KDE Plasma 5.23.2 com suporte NVIDIA GBM, mais correções de bugs. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE lançou hoje o segundo lançamento pontual de sua série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.23, o KDE Plasma 5.23.2.
KDE Plasma 5.23.2 lançado – Confira as novidades
Existem mais de 30 mudanças incluídas nesta atualização. O KDE Plasma 5.23.2 chega apenas uma semana depois do KDE Plasma 5.23.1 e apresenta um grande recurso para usuários de GPU NVIDIA, a saber, suporte para backend GBM do driver gráfico proprietário da NVIDIA.
Com o tempo, isso deve melhorar a experiência do Plasma para os usuários da NVIDIA de várias maneiras.
Se você estiver usando a sessão Plasma Wayland, você deve saber que o KDE Plasma 5.23.2 melhora a página Touchpad em Configurações do sistema para exibir corretamente as opções de como você pode clicar com o botão direito e resolver um bug que faz com que as janelas maximizadas parem de responder ao mouse e entrada do teclado ao usar a configuração oculta “BorderlessMaximizedWindows”.
Falando sobre entrada de teclado, esta versão vê o retorno do atalho de teclado F10 para criar uma pasta na área de trabalho, bem como o atalho de teclado Shift + Delete para excluir itens permanentemente na área de trabalho.
Além disso, o KDE Plasma 5.23.2 melhora os campos de pesquisa em toda a área de trabalho do Plasma para funcionar corretamente ao usar o teclado virtual.
O gerenciador de pacotes gráficos do Plasma Discover também recebeu atenção neste lançamento pontual, agora permitindo que usuários de certas distros, como o Fedora Linux, removam imediatamente um aplicativo após ele ter sido instalado sem ter que sair e reiniciar o Discover.
Além disso, os botões de instalação do Plasma Discover agora parecem bons em sistemas que executam o KDE Plasma 5.23 com KDE Frameworks 5.86 e adiciona a capacidade de detectar quando um pacote baixado localmente já está instalado quando você tenta instalá-lo, para que você possa removê-lo.
Entre outras mudanças dignas de nota, o KDE Plasma 5.23.2 melhora o novo recurso “Manter aberto” do menu de aplicativos Kickoff para manter o pop-up aberto mesmo quando você deseja iniciar aplicativos ou itens de menu abertos, bem como para não exibir mais aplicativos da última categoria destacada na visualização principal ao passar o cursor do mouse sobre o item “Central de Ajuda” na barra lateral.
Por último, mas não menos importante, esta segunda versão do KDE Plasma 5.23 traz de volta a capacidade de exibir as ações do menu de contexto da área de trabalho “Adicionar ao Lixo” e “Excluir”, melhorando o suporte para a janela de configuração do miniaplicativo Plasma em telas com resolução de 1024 × 768 quando usando o painel inferior e melhora o suporte para configurações de vários monitores.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
O Plasma 5.23.2 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.
O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.
Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.
Então, o ambiente de desktop KDE Plasma 5.23.2 logo chegará nos repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita, especialmente lançamentos como KDE neon, Arch Linux, openSUSE Tumbleweed e Solus.
E se você usa o Ubuntu…
Veja como instalar o KDE Plasma 5.22 no Kubuntu 21.04
Muito bom amigo, vc tem contribuído muito com os usuários do linux.