Nate Graham, do projeto KDE, publicou um artigo em que diz que o KDE Plasma 5.22 melhorará o suporte para jogos e apps em tela cheia.
Mais um fim de semana, Nate Graham, do projeto KDE, publicou um artigo no Pointieststick onde fala sobre as mudanças que ocorrerão em seu desktop a médio prazo.
A primeira coisa que ele menciona é que o Plasma 5.21 está chegando, mas eles ainda estão trabalhando para que tudo funcione da maneira mais suave possível. Sem tempo para descansar, eles já estão olhando para o futuro, trabalhando em novos recursos e outros ajustes.
Grande parte do avanço desta semana virá junto com o Plasma 5.22, e não devemos esquecer que essa versão do desktop pousará após as atualizações de cinco pontos do Plasma 5.21, chegando ao fim de seu ciclo de vida com o lançamento do Plasma 5.21.5 4 de maio.
KDE Plasma 5.22 melhorará o suporte para jogos e apps em tela cheia
E abaixo está a lista de novos recursos que ele mencionou esta semana, como um que vai melhorar o suporte para jogos e aplicativos que funcionam em tela cheia.
KDE Plasma 5.22 melhorará o suporte para jogos e apps em tela cheia – Novas funções que o KDE prepara
- Uma pasta agora pode ser aberta na visão “Projeto” do Kate, passando-a como um parâmetro de linha de comando, como kate ~/caminho/para/alguma/pasta (Kate 21.04).
- No Gwenview, agora é possível desativar a “visão aérea” no canto esquerdo inferior quando uma imagem é ampliada (Gwenview 21.04).
- O KWin agora executa a varredura direta para visualizações em tela cheia (por exemplo, jogos), o que deve melhorar o desempenho e reduzir a latência (Plasma 5.22).
Correções de bugs e melhorias de desempenho
- O seletor de qualidade JPEG do Gwenview agora funciona novamente (Gwenview 20.12.3).
- Gwenview agora usa a nova visualização de desenho OpenGL, que faz as transições aceleradas por hardware funcionarem no Wayland e corrige vários outros bugs e falhas (Gwenview 20.12.3).
- As novas mudanças no tema do Breeze não fazem mais com que o aplicativo Cantata de terceiros (e possivelmente outros) trave na inicialização e também não produzem uma linha de cor clara diretamente abaixo da linha escura desejada que separa a “Área de Ferramentas” a partir de uma janela (barra de título, barra de menu, barra de ferramentas) a partir do resto da janela (Plasma 5.21).
- A correspondência do KRunner foi restaurada à sua antiga glória: ele não prioriza mais correspondências de substring de várias palavras em vez de correspondências exatas de uma palavra, e apenas tem uma correspondência mais precisa no geral (Plasma 5.21).
- Renderização de tela corrigida para várias saídas de GPU na sessão Plasma Wayland (Plasma 5.21).
- O Firefox agora atualiza sua exibição corretamente na sessão Plasma Wayland (Plasma 5.21).
- Pessoas que usam GPUs Intel fracas não experimentam mais uma diminuição no desempenho e suavidade em geral e especificamente com a rolagem do Firefox (Plasma 5.21).
- Os itens de menu em aplicativos baseados em GTK não são mais muito altos (Plasma 5.21).
- Arquivos contendo caracteres não ASCII agora podem ser abertos (Frameworks 5.79).
- O Dolphin não trava mais quando você pula a movimentação ou cópia de vários arquivos em rápida sucessão durante uma grande movimentação ou operação de cópia (Frameworks 5.79).
- Os aplicativos do KDE que foram fechados enquanto maximizados agora são sempre reabertos maximizados e, se não forem maximizados e fechados posteriormente, serão reabertos sem serem maximizados (Frameworks 5.79).
Melhorias de interface
- O item de menu “Iniciar uma apresentação de slides” no menu de contexto do Dolphin agora só aparece se a seleção incluir mais de uma imagem ou uma pasta com mais de uma imagem (Gwenview 21.04).
- Agora você pode ativar e desativar o som do microfone clicando em seu indicador de bandeja do sistema com um clique com o botão esquerdo, além de um clique central (Plasma 5.21).
- Uma notificação agora pode ser clicada duas ou três vezes para selecionar o texto como você faria em outras visualizações de texto, o que é útil para selecionar e copiar rapidamente o texto de um único código que foi enviado a você de um site exibido como uma notificação por meio a magia do KDE Conecte e encaminhe mensagens de texto para o seu computador (Plasma 5.22).
- As notificações para operações de arquivo agora mostram o destino como um link clicável, para que você possa ir direto para lá se quiser (Plasma 5.22).
- As animações da bandeja do sistema agora são mais consistentes espacialmente, movendo sua visualização na direção oposta ao ícone que você clicou. Em um painel vertical, uma cruz é usada porque um swoosh vertical pareceria muito estranho (Plasma 5.22)…
- O ícone da bandeja do Telegram agora usa as cores corretas e respeita seu esquema de cores (Frameworks 5.79).
- O efeito Janelas presentes agora pode ser ativado quando apenas uma janela estiver aberta (Plasma 5.22).
- As janelas Get New [Thing] agora têm uma interface de usuário de classificação e filtragem otimizada (Frameworks 5.79).
- As classificações dos itens nas janelas Obter [Item] agora mostram um número que corresponde às estrelas (Estruturas 5.79).
Quando tudo isso irá para a área de trabalho do KDE
O Plasma 5.21 chegará em 9 de fevereiro e os KDE Applications 21.04 em 22 de abril. O 20.12.3 estará disponível a partir de 4 de março. O KDE Frameworks 5.79 chegará em 13 de fevereiro. O plasma 5.22 chegará em 8 de junho.
Para aproveitar tudo isso o mais rápido possível, temos que adicionar o repositório KDE Backports ou usar um sistema operacional com repositórios especiais como o KDE neon ou qualquer distribuição cujo modelo de desenvolvimento seja Rolling Release, embora este último normalmente demore um pouco mais do que o sistema de KDE.
Deve-se lembrar que o acima exposto não será cumprido com o Plasma 5.21, ou não para o Kubuntu até o lançamento do Hirsute Hippo.
Quanto ao Plasma 5.22, eles ainda não indicaram de qual versão do Qt5 ele vai depender, então não podemos ter certeza se ele chegará ao Kubuntu 21.04 + Backports ou teremos que esperar por 21.10.