E foi lançado o KDE Plasma 5.22 Beta com melhorias de estabilidade e usabilidade. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE lançou a versão beta do próximo ambiente de desktop KDE Plasma 5.22, um grande lançamento que promete inúmeras melhorias de estabilidade e usabilidade, bem como novos recursos.
KDE Plasma 5.22 Beta lançado – Confira as novidades
O KDE Plasma 5.22 traz grandes mudanças, como o novo aplicativo Plasma System Monitor introduzido na versão KDE Plasma 5.21 como um substituto para o KSysguard como o aplicativo de monitoramento de sistema padrão, um novo recurso de transparência adaptável do painel para ajudá-lo a tornar tanto o painel quanto os widgets do painel mais transparente, suporte para atividades no Wayland, bem como suporte para pesquisa de itens de menu do miniaplicativo Menu Global no Wayland.
Nas configurações do sistema, o próximo lançamento do KDE Plasma 5.22 permite que você desabilite as atualizações offline em distribuições Linux que as habilitam por padrão, como o KDE neon, ou para ajudá-lo a habilitar atualizações offline em distros que não oferecem esse recurso.
O recurso “Janelas de destaque” do Gerenciador de tarefas também foi aprimorado para destacar apenas as janelas ao passar o mouse sobre suas miniaturas na dica de ferramenta por padrão.
Agora é possível alterar o tamanho do texto em widgets de notas adesivas, acessibilidade e navegabilidade do teclado foram bastante aprimoradas no Sistema Configurações, bem como suporte geral do Wayland.
As melhorias foram feitas no KDE Plasma 5.22, tornando os miniaplicativos da bandeja do sistema mais consistentes em aparência e usabilidade, há um pop-up do miniaplicativo Relógio digital reformulado para usabilidade e acessibilidade, e agora você pode forçar o miniaplicativo Relógio digital a exibir a data na mesma linha como o tempo em painéis altos.
Além disso, agora é possível selecionar o perfil do dispositivo para seus dispositivos de áudio diretamente do miniaplicativo Audio Volume da bandeja do sistema, bem como abrir o histórico da área de transferência a qualquer momento pressionando o atalho de teclado Meta + V.
O KRunner também foi aprimorado para mostrar texto de várias linhas para os resultados da pesquisa e para não mais retornar resultados duplicados de diferentes corredores.
Por fim, o ambiente de desktop KDE Plasma 5.22 promete muitas melhorias de desempenho para a janela KWin e gerenciador de composição no Wayland, permitindo suporte para varredura direta para janelas de tela inteira em GPUs não NVIDIA, suporte para taxas de atualização variáveis, suporte para GPUs de conexão automática, suporte para configuração de valores de overscan, suporte para maximização vertical e horizontal e melhor suporte para configurações de várias telas.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Se você quiser experimentar o KDE Plasma 5.22, você pode baixar e instalar a versão Beta agora mesmo dos repositórios de software de várias distribuições de lançamento contínuo, como KDE neon Unstable Edition ou Arch Linux.
No entanto, tente manter em mente que esta ainda é uma versão de pré-lançamento, então não use em nenhum trabalho de produção. O lançamento final chegará às ruas em 8 de junho de 2021.