E foi lançado oficialmente o KDE Plasma 5.22.1 com melhoria na sessão Wayland e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE lançou hoje o primeiro lançamento pontual de sua série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.22, o o KDE Plasma 5.22.1, consertando vários problemas e melhorando a funcionalidade existente.
KDE Plasma 5.22.1 lançado – Confira as novidades
O KDE Plasma 5.22.1 está aqui apenas uma semana após o lançamento da série de ambiente de desktop KDE Plasma 5.22, e inclui melhorias para a sessão do Plasma Wayland para detectar telas adicionais em configurações NVIDIA/AMD multi-GPU, bem como para desfocar o fundo transparente atrás de alternadores de tarefas.
Ele também reintroduz o papel de parede MilkyWay do KDE Plasma 5.21, melhora o suporte para aplicativos Flatpak no gerenciador de pacotes do Plasma Discover corrigindo um aviso na detecção de atualizações, corrige atalhos globais que não funcionam, melhora a tela de bloqueio no Plasma Mobile e corrige vários outros bugs.
Este primeiro lançamento pontual do KDE Plasma 5.22 também melhora o novo aplicativo Plasma System Monitor para abrir a visualização “Obter novas páginas” em uma sobreposição em vez de uma coluna estreita, e torna o widget Network Speed, fonte de dados meteorológicos BBC do widget Weather e personalizado os atalhos para “Percorrer os aplicativos” funcionam corretamente.
Além disso, o KDE Plasma 5.22.1 melhora a página Pesquisa de arquivos nas configurações do sistema para não exibir mais um cabeçalho duplicado estranho, renova a página de inicialização automática nas configurações do sistema para mostrar corretamente o ícone para aplicativos de inicialização e melhora as sombras das janelas maximizadas em configurações de várias telas.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
O Plasma 5.22.1 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.
O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.
Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.
Então, o ambiente de desktop KDE Plasma 5.22.1 logo chegará nos repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita, especialmente lançamentos como KDE neon, Arch Linux, openSUSE Tumbleweed e Solus. É uma atualização recomendada para todos os usuários do KDE Plasma 5.21.
E se você usa o Ubuntu…
Veja como instalar o KDE Plasma 5.22 no Kubuntu 21.04
Muito bom amigo, vc tem contribuído muito com os usuários do linux.