E foi lançado o KDE Plasma 5.21 com novo iniciador de aplicativos e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE anunciou a disponibilidade geral do ambiente de desktop KDE Plasma 5.21 como uma atualização massiva com um lançador de aplicativos totalmente novo e vários outros aprimoramentos.
KDE Plasma 5.21 lançado – Confira as novidades
O KDE Plasma 5.21 está aqui como a próxima geração do ambiente de desktop Plasma para distribuições baseadas em Linux para desktop e móvel.
É um grande lançamento que traz dezenas de melhorias, novos recursos, novos aplicativos e outros enfeites.
A maior mudança no KDE Plasma 5.21 é um lançador de aplicativos totalmente novo que finalmente substitui o antigo menu Kickoff usado nos últimos anos.
O novo iniciador de aplicativos apresenta uma interface de painel duplo para tornar a navegação mais rápida, uma visão em estilo de grade de aplicativos favoritos, lista ordenada alfabeticamente de aplicativos instalados, melhor teclado, mouse e suporte de toque, acessibilidade aprimorada, suporte para mais corredores KRunner e Suporte RTL (da direita para a esquerda).
Outro novo recurso incrível da série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.21 é um novo tema global chamado Breeze Twilight, que apresenta um modo escuro para o novo inicializador Kickoff e a barra de tarefas, bem como um modo claro para aplicativos.
O tema também vem com cores mais distintas para pop-ups, notificações e janelas do Plasma, sombras menores para janelas inativas e ícones coloridos para barras laterais nas janelas de configurações.
A terceira grande mudança no KDE Plasma 5.21 é um novo aplicativo System Monitor que vem como um substituto para o utilitário KSysGuard com recursos como opções de personalização mais poderosas, uma maneira mais simples de monitorar os recursos do sistema, uma página de visão geral renovada, um novo Página de aplicativos para mostrar estatísticas e gráficos mais detalhados sobre todos os aplicativos em execução, bem como uma interface de usuário mais sofisticada e moderna.
Dentre as melhorias implementadas no KDE Plasma 5.21, as Configurações do Sistema ganharam uma nova página chamada Plasma Firewall para definir as configurações do seu firewall, suportando UFW e Firewalld, as páginas Acessibilidade, Sessão Desktop e SDDM foram reescritas para melhor acessibilidade, como bem como um layout aprimorado para o widget do Media Player.
Esta versão traz suporte para configurações de exibição de taxa de atualização mista, suporte inicial para sistema com várias GPUs, um teclado virtual muito aprimorado, suporte aprimorado para tablets gráficos e suporte para aplicativos GTK4.
Por fim, o Plasma 5.21 traz várias melhorias do Wayland em uma tentativa de fornecer à comunidade Linux suporte de primeira classe para o sistema de exibição de próxima geração para distribuições GNU/Linux.
Essas são, obviamente, as maiores mudanças no ambiente de desktop KDE Plasma 5.21, que traz muitas outras pequenas melhorias e correções de bugs para tornar sua experiência com o Plasma mais agradável, estável e segura tanto no desktop quanto no celular.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
Para mais detalhes, confira o vídeo abaixo:
Para aqueles que estão interessados em obter os novos pacotes, você pode encontrar as instruções para as diferentes distribuições do Linux nesse endereço.
Sim, essa atualização já está no Arch Linux, além disso, o trabalho da nova versão pode ser avaliado através do projeto openSUSE Live e do projeto KDE Neon User Edition.
Como instalar ou atualizar o KDE Plasma
O Plasma 5.20.5 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.
O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.
Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.
Se você é um usuário do Kubuntu + Backports PPA e ainda não sabia, lamento informar que você não conseguirá instalá-lo, na verdade nunca, pois o projeto não pode fazer o backport devido à dependência do Qt. Em abril, o Kubuntu 20.10 chegará com o Plasma 5.21.x.