E foi lançado o KDE Plasma 5.21.5 com mais correções de bugs e melhorias. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o projeto KDE lançou o KDE Plasma 5.21.5 como o quinto e último lançamento na série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.21, para corrigir mais bugs e melhorar os recursos existentes.
KDE Plasma 5.21.5 lançado – Confira as novidades
Nessa atualização, o novo aplicativo Plasma System Monitor foi aprimorado novamente neste lançamento pontual para não travar mais ao selecionar um novo estilo de exibição para qualquer um dos sensores, bem como para não mais perder os nomes dos processos após modificar as colunas.
O KDE Plasma 5.21.5 foi lançado para melhorar o suporte ao Wayland corrigindo uma falha ocorrida na sessão do Plasma Wayland ao arrastar um arquivo sobre o painel e para posicionar as janelas do aplicativo GTK maximizadas para que não fiquem mais muito altas.
Não relacionadas ao Wayland, as caixas de combinação em aplicativos GTK agora usam o ícone de seta suspenso correto.
Para completar, o gerenciador de pacotes do Plasma Discover recebeu suporte para exibir atualizações de firmware para dispositivos elegíveis e a capacidade de exibir dependências para um aplicativo.
Além disso, o KDE Plasma 5.21.5 melhora o gerenciador de arquivos Dolphin corrigindo o envio de arquivos para dispositivos Bluetooth.
Esta versão também melhora o suporte para certas GPUs embutidas de baixo consumo de energia para que a janela KWin e o gerenciador de composição não travem mais, faça com que os alternadores de tarefas Cover Switch e Flip Switch funcionem novamente e adiciona a capacidade de especificar um grupo de usuários para OpenConnect VPNs.
O KDE Plasma 5.21.5 também melhora o widget Folder View que controla os ícones da área de trabalho para calcular corretamente as posições dos ícones a partir do canto superior esquerdo da tela superior esquerda, corrigindo um bug irritante com o percentual de volume sendo ajustado por muito ou pouco e melhora a renomeação de itens da área de trabalho com a tecla F2 ao selecionar o ícone usando seu botão de sinal de mais.
Por fim, a página Usuários das configurações do sistema foi atualizada para não transbordar de nomes longos, o miniaplicativo Redes foi aprimorado para não fazer mais com que a lista de redes se reorganize enquanto digita e envia a senha Wi-Fi para a rede errada, e o menu de configuração do miniaplicativo foi corrigido para não desaparecer mais ao mover o mouse sobre ele no modo de edição do painel.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
O Plasma 5.21.5 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.
O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.
Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.
Se você é um usuário do Kubuntu + Backports PPA e ainda não sabia, lamento informar que você não conseguirá instalá-lo, na verdade nunca, pois o projeto não pode fazer o backport devido à dependência do Qt. Em abril, o Kubuntu 20.10 chegará com o Plasma 5.21.x.