E foi lançado o KDE Plasma 5.21.3 para melhorar os componentes existentes e corrigir bugs. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE lançou o KDE Plasma 5.21.3 como a terceira atualização de manutenção para sua última série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.21 para corrigir mais bugs e melhorar os componentes existentes.
KDE Plasma 5.21.3 lançado – Confira as novidades
O KDE Plasma 5.21.3 chega apenas duas semanas após o KDE Plasma 5.21.2 e está aqui para melhorar o novo aplicativo Plasma System Monitor que finalmente substituirá o antigo aplicativo de monitor de sistema KSysGuard por padrão no próximo lançamento do KDE Plasma 5.22, com lançamento previsto para junho 8, 2021.
Essas melhorias no novo aplicativo Plasma System Monitor permitem que você mova um widget dentro de uma página, permite que o aplicativo lembre-se de seu texto de filtro ao sair da visualização filtrada e depois volte, e faça com que o texto nas colunas da tabela sempre se alinhe corretamente verticalmente com todas as fontes.
Além disso, o novo aplicativo Plasma System Monitor recebeu algumas correções de bugs que abordam travamentos que podem ocorrer no Wayland ou quando a janela foi mantida minimizada por um longo período de tempo, o ridículo pequeno tamanho das janelas de estilos de gráficos visuais resultantes, a renderização incorreta de a caixa de seleção da caixa de diálogo “Sair do aplicativo” ao usar certas fontes, bem como pequenas falhas visuais na caixa de diálogo “interromper um processo”.
Relacionado a essas melhorias do aplicativo Plasma System Monitor, a atualização KDE Plasma 5.21.3 também melhora os widgets do System Monitor para atualizar corretamente seus títulos e mostrar imediatamente as alterações iniciadas pelo usuário, habilite o “botão Aplicar” nas configurações de qualquer um do System Monitor widgets e fazer com que a configuração “Quantidade de histórico para manter” nos widgets do Monitor do Sistema e no novo aplicativo Monitor do Sistema de Plasma funcionem corretamente.
O suporte para aplicativos GTK também foi melhorado no KDE Plasma 5.21.3 alinhando a altura dos menus em todos os aplicativos GTK com aqueles em aplicativos KDE e Qt, bem como para forçar a exibição de aplicativos GTK que dependem da nova biblioteca Libhandy seus headerbars superiores com a altura certa.
Entre outras mudanças dignas de nota, esta atualização do KDE Plasma 5.21 permite definir uma taxa de repetição do teclado superior a 50 eventos-chave por segundo e até 100, torna a configuração “Forçar DPI da fonte” utilizável no Wayland para contornar a escala fracionária borrada e melhorar o efeito de foco para botões nas telas de bloqueio, login e logout.
Também foi aprimorado o tema Breeze Dark Global, que agora aplica corretamente o esquema de cores e a tela inicial, e os botões inferiores em várias páginas de Configurações do sistema, que não são mais cortados ao usar um idioma do sistema com um texto longo ou ao usar o Plasma Móvel.
Existem mais de 100 alterações incluídas neste lançamento pontual e você pode verificar o changelog completo aqui.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
Para aqueles que estão interessados em obter os novos pacotes, você pode encontrar as instruções para as diferentes distribuições do Linux nesse endereço.
Como instalar ou atualizar
O Plasma 5.21.3 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.
O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.
Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.
Se você é um usuário do Kubuntu + Backports PPA e ainda não sabia, lamento informar que você não conseguirá instalá-lo, na verdade nunca, pois o projeto não pode fazer o backport devido à dependência do Qt. Em abril, o Kubuntu 20.10 chegará com o Plasma 5.21.x.