E foi lançado o KDE Plasma 5.20 com melhorias nos painéis, notificações, Wayland e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE anunciou a disponibilidade geral do KDE Plasma 5.20, que é construído usando a plataforma KDE Frameworks 5 e a biblioteca Qt 5 usando OpenGL/OpenGL ES para acelerar a renderização.
Novidades do KDE Plasma 5.20
Esta nova versão do ambiente continua trabalhando para melhorar o suporte com o Wayland, bem como melhorias nos painéis, widgets e indicadores de tela.
O KDE Plasma 5.20 continua a melhorar o suporte para o Wayland, pois já existe uma sessão baseada no Wayland que está perto da paridade de funcionalidade com a execução no X11.
E é sobre as mudanças relacionadas ao Wayland que podemos encontrar o seguinte:
- Adicionado suporte para Klipper.
- Problemas corrigidos com transmissão de tela.
- Adicionada a capacidade de inserir com o botão do meio do mouse.
- Corrigidos problemas com a estabilidade do servidor XWayland, DDX para garantir a compatibilidade com aplicativos X11.
- Corrigida a exibição correta do KRunner ao usar o painel superior.
- Possibilidade de ajustar a velocidade de movimento e rolagem do mouse.
- Adicionado suporte para exibir miniaturas de janela no gerenciador de tarefas.
Barra de Tarefas e Painéis
Por padrão, um layout alternativo da barra de tarefas é habilitado, exibido na parte inferior da tela e fornece navegação por janelas abertas e aplicativos em execução. Em vez dos botões tradicionais com o nome do programa, agora apenas ícones quadrados são exibidos.
O painel também possui agrupamento por aplicativo ativado por padrão, de modo que todas as janelas em um aplicativo são representadas por um único botão suspenso.
Para os botões do painel, clicar naquele que abre um menu adicional agora exibe um indicador em forma de seta.
Adicionada a capacidade de encaixar janelas nos cantos no modo mosaico combinando teclas de encaixe nas bordas esquerda, direita, superior e inferior.
Os On-Screen Display (OSD) foram reformulados e agora são menos intrusivos do que parecem ao alterar o brilho ou o volume. Exceder o nível de volume máximo básico agora exibe um aviso de que o volume excede 100%.
O miniaplicativo Relógio exibe a data atual e a caixa de diálogo pop-up agora parece mais compacta.
Uma opção foi adicionada ao gerenciador de tarefas para desativar a minimização das janelas de tarefas ativas ao clicar. Clicar em itens agrupados no gerenciador de tarefas agora percorre cada tarefa por padrão.
Notificações e janelas
Os aplicativos GTK com controles e menus na área de título agora respeitam as configurações do KDE para botões na área de título.
Um aviso foi dado sobre o esgotamento do espaço livre na partição do sistema, mesmo se o diretório inicial estiver em outra partição.
Adicionada uma configuração para permitir que o KRunner use janelas flutuantes que não estão encaixadas na parte superior.
O miniaplicativo ‘Device Notifier’ foi renomeado para ‘Disks & Devices’ e foi expandido para fornecer informações sobre todas as unidades, não apenas as externas.
Além disso, a exibição de avisos sobre falhas e eventos foi adicionada para rastrear o status dos discos recebidos por meio do mecanismo SMART.
No configurador, o realce dos valores modificados é implementado, permitindo que você veja claramente qual das configurações difere dos valores padrão.
Outras mudanças importantes
Alterado o atalho de teclado para mover janelas e redimensioná-las: em vez de arrastar com o mouse enquanto mantém pressionada a tecla Alt, a tecla Meta agora é usada para evitar um conflito com uma combinação semelhante usada em aplicativos.
Alguns laptops têm a opção de definir o limite da bateria abaixo de 100% para estender a vida útil da bateria.
Adicionada a capacidade de alterar o nível de zoom no widget de controle do navegador girando a roda do mouse enquanto mantém pressionada a tecla Ctrl.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
Para aqueles que estão interessados em obter os novos pacotes, você pode encontrar as instruções para as diferentes distribuições do Linux nesse endereço.
Além disso, o trabalho da nova versão pode ser avaliado através do projeto openSUSE Live e do projeto KDE Neon User Edition.
Como instalar ou atualizar o KDE Plasma 5.20
Os pacotes de código-fonte do KDE Plasma 5.20 estão disponíveis para download agora, na página de anúncios de lançamento.
No entanto, é recomendável que a maioria dos usuários atualize para esta versão assim que esses novos pacotes chegarem aos repositórios de software estáveis de suas distribuições Linux favoritas.
Quando isso acontecer, atualize seu ambiente de área de trabalho do KDE Plasma 5.19 do Plasma 5.19.3 ou uma versão anterior para o Plasma 5.20 através dos repositórios de software estáveis da sua distribuição Linux favorita.
Se quiser tentar, para instalar a versão mais recente do KDE Plasma no Ubuntu e derivados, use esse tutorial:
Instalar a versão mais recente do KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados