KDE Plasma 5.19 não chegará ao repositório do KDE Backports

Se você estava esperando a série 5.19.x desembarcar no Discover, infelizmente, o KDE Plasma 5.19 não chegará ao repositório do KDE Backports.

Em 9 de junho, o projeto KDE lançou o Plasma 5.19.0. Embora tenha introduzido alguns novos recursos interessantes, ele não adicionou tantas funções novas quanto a versão 5.18 do ambiente gráfico, o LTS mais recente que inclui o Kubuntu 20.04 por padrão.

Duas semanas após o lançamento original, eles disponibilizaram aos usuários o Plasma 5.19.2, ou seja, o segundo lançamento de manutenção desta série. Por conta disso, muitos estavam confusos porque ainda não haviam chegado ao repositório do KDE Backporst. Por quê?

Nós já temos uma resposta. E não estou dizendo que essa resposta veio hoje através de uma declaração oficial, mas Rik Mills, do KDE, nos explicou através da rede social Twitter.


Então, se como muitos, você estiver esperando para abrir o Discover e ver o Plasma 5.19.x disponível como uma atualização, tenho más notícias para você: eles não planejam fazer o backport, o que significa que ele não aparecerá no repositório do Backports por alguns meses.

KDE Plasma 5.19 não chegará ao repositório do KDE Backports

KDE Plasma 5.19 não chegará ao repositório do KDE Backports
KDE Plasma 5.19 não chegará ao repositório do KDE Backports

O problema é que a versão mais recente do Plasma depende do Qt 5.14 e o Kubuntu 20.04 inclui apenas o Qt 5.12 LTS.

Portanto, se eu estiver correto e o Qt 5.14 também não atingir o PPA de Backports, os usuários do Kubuntu não poderão instalar o Plasma 5.19 até que o lançamento do Kubuntu 20.10 Groovy Gorilla ocorra.

O Plasma 5.20 será lançado em 13 de outubro, o que é tempo insuficiente para ser incluído no Groovy Gorilla por padrão.

Portanto, aqueles que normalmente adicionam o repositório do KDE Backports verão a versão 5.19 de passagem, o tempo decorrido entre a instalação do sistema operacional, a adição do repositório do Backports e a instalação da nova versão que estará disponível por uma semana.

Por outro lado, aqueles que apreciam a versão mais recente do ambiente gráfico do KDE desde o início são usuários de sistemas como o KDE neon, mas porque eles usam repositórios especiais que são atualizados mais e mais cedo que o Backports.

Mas nem tudo são más notícias: a versão 5.19 veio com tantos bugs para corrigir que a primeira atualização de manutenção introduziu centenas e centenas de correções. Por outro lado, a versão lançada em fevereiro é um LTS que já recebeu 5 atualizações e receberá mais nas próximas semanas, portanto, não aproveitaremos as últimas até outubro, mas faremos isso em um desktop mais estável.

O que está sendo falado no blog

Post Views: 284

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.