E foi lançado oficialmente o KDE Plasma 5.19, a mais recente geração desse poderoso ambiente de desktop. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O KDE Plasma Desktop é um poderoso ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto afirma que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE lançou oficialmente o ambiente KDE Plasma 5.19, uma nova série importante que traz novos recursos, melhorias e outras vantagens para os fãs da moderna área de trabalho de Plasma.
Novidades do KDE Plasma 5.19
Os destaques do KDE Plasma 5.19 incluem espaçador de painel aprimorado para centralizar automaticamente os widgets, novos avatares de usuários fotográficos, uma nova aparência para applets de reprodução de mídia que são mais úteis e agradáveis aos olhos, além de área e design de cabeçalho consistentes para criar applets na bandeja do sistema e as notificações ficam melhores.
O tema Breeze do Plasma também recebeu alguma atenção, permitindo que os aplicativos GTK 3 apliquem imediatamente um esquema de cores recém-selecionado e que os aplicativos GTK 2 usem a cor certa, além de facilitar a leitura do texto, aumentando o tamanho da fonte de largura fixa padrão de 9 a 10.
Também foram aprimorados os widgets do monitor do sistema, que foram reescritos do zero, as dicas do Gerenciador de tarefas, as notas autoadesivas e as configurações do sistema, que agora apresentam novas opções de indexação de arquivos configuráveis para diretórios individuais e para desativar a indexação de arquivos ocultos.
Muitas páginas de Configurações do sistema foram renovadas, mas a mais importante é a página Exibir, que agora mostra a proporção de todas as resoluções de tela disponíveis.
Além disso, as Configurações do sistema agora permitem configurar a velocidade de rolagem do mouse e touchpad no Wayland e oferecem um controle mais granular sobre a velocidade de animação dos efeitos da área de trabalho.
Para reduzir a oscilação em muitos aplicativos, o KDE Plasma 5.19 vem com um gerenciador de janelas KWin muito aprimorado que agora inclui recorte de subsuperfície.
“Essas são coisas que você pode não notar imediatamente, mas contribuem para tornar o design da área de trabalho subliminarmente mais visualmente atraente”, disse o Projeto KDE.
Outros novos recursos do KDE Plasma 5.19 incluem rotação automática da tela no Wayland para tablets ou dispositivos 2 em 1, remoção mais fácil dos repositórios Flatpak do gerenciador de pacotes do Plasma Discover, suporte para a visualização de estatísticas de sistemas com mais de 12 CPUs no KSysGuard, e suporte a Wayland para o KRunner.
Também vale a pena mencionar o fato de que o Plasma Discover agora exibe a versão do aplicativo nas análises dos usuários, há uma nova configuração “Aumentar o volume máximo” e uma configuração mais fácil de um dispositivo de áudio padrão no widget Volume de áudio, o KInfoCenter agora é consistente com as Configurações do sistema e ícones recoloridos nas barras de título.
O widget da bandeja do sistema Digital Clock também foi atualizado e agora parece muito melhor quando colocado na borda do painel, o corredor do Kate Sessions KRunner foi aprimorado para ter um desempenho muito melhor e o botão “Configurar” nos widgets de anotações agora está oculto por padrão.
Para uma rápida visão geral dos novos recursos do KDE Plasma 5.19, você também pode conferir o vídeo abaixo, cortesia do Projeto KDE.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento e o Changelog.
Como instalar ou atualizar o KDE Plasma 5.19
Os pacotes de código-fonte do KDE Plasma 5.19 estão disponíveis para download agora, na página de anúncios de lançamento.
O KDE Plasma 5.19 estará disponível em breve nos repositórios de software estáveis de várias distribuições populares do Linux, como Arch Linux, KDE neon e muitas outras.
Se você estiver usando a versão de longo prazo do KDE Plasma 5.18, deverá permanecer com ela por enquanto.
Caso contrário, e você ainda esteja usando o KDE Plasma 5.17 ou uma versão mais antiga e sem suporte, recomendo que você atualize para o KDE Plasma 5.19 o mais rápido possível.
O KDE Plasma 5.19 será suportado por cerca de cinco meses, com lançamentos de cinco pontos. O primeiro, o Plasma 5.19.1, chegará na próxima semana em 16 de junho, seguido pelo Plasma 5.19.2 em 23 de junho, o Plasma 5.19.3 em 7 de julho, o Plasma 5.19.4 em 28 de julho e o Plasma 5.19. 5 de 1º de agosto.
Se quiser tentar, para instalar a versão mais recente do KDE Plasma no Ubuntu e derivados, use esse tutorial:
Instalar a versão mais recente do KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados
- Como instalar o editor de imagens RAW RawTherapee no Linux
- Como instalar o Letterpress no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de imagens LazPaint no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de imagens RAW RawTherapee no Linux via Flatpak