KDE Plasma 5.18.1 lançado com muitas correções de erros

Pouco depois de sair a série 5.18.x, foi lançado o KDE Plasma 5.18.1 com muitas correções de erros. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O KDE Plasma Desktop é um poderoso ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.

A equipe por trás projeto afirma que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.

Através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.

Agora, os pacotes do KDE Plasma 5.18.1 começaram a aparecer nos espelhos oficiais, ou seja foi lançada a mais recente série de ambientes de área de trabalho do KDE Plasma 5.18 LTS.

O KDE Plasma 5.18.1 chegou apenas uma semana após o lançamento da série de ambiente de desktop KDE Plasma 5.18 LTS, que o Projeto KDE suportará nos próximos dois anos. Esta é uma atualização de manutenção que traz muitas correções de erros para melhor estabilidade, segurança e confiabilidade.

Novidades do KDE Plasma 5.18.1

KDE Plasma 5.18.1 lançado com muitas correções de erros
KDE Plasma 5.18.1 lançado com muitas correções de erros

Os destaques deste primeiro ponto incluem suporte para acessar o novo modo de edição global para aqueles que fizeram o upgrade do KDE Plasma 5.17 ou de um release anterior e tiveram seus widgets bloqueados.

Agora também é possível salvar as alterações feitas na configuração de fonte padrão na página Fontes de configurações do sistema.

O suporte para aplicativos baseados em Electron (problema de cores da barra de menus) e Chromium (problema de cursores ausentes) usando o tema Breeze GTK3 também foi aprimorado, e o KDE Plasma agora é capaz de detectar mais GPUs AMD com chips GFX9 (Vega).

Também foi aprimorada no KDE Plasma 5.18.1 a entrada do mouse nos aplicativos GTK que usam o XWayland, a ordem de empilhamento das janelas ao fechá-las usando o efeito “Presente no Windows”, o nome da sessão do Wayland na tela de login do SDDM e o atalhos de teclado de acordes que começam com Alt + D.

Se você estiver usando aplicativos Snap, agora deverá ter uma experiência de instalação melhor, pois o problema em que os Snaps ficarão presos no meio da instalação se o usuário cancelá-lo agora está corrigido.

Além disso, esta atualização aprimora as páginas de Configurações do sistema para solicitar aos usuários que confirmem suas alterações ao navegar para longe de uma determinada página.

Vários outros pequenos ajustes foram feitos em várias páginas de Configurações do sistema, como Tela de login e Pesquisa, para melhorar sua usabilidade, bem como no pop-up de notificações ao rastrear o andamento de um trabalho estendido.

Um total de 60 alterações estão incluídas no KDE Plasma 5.18.1 LTS e você pode ver o registro de alterações inteiro aqui.

A próxima atualização de manutenção será o KDE Plasma 5.18.2, atualmente planejado para a próxima semana, em 25 de fevereiro.

Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento e o Changelog.

Como instalar ou atualizar o KDE Plasma 5.18.1

Os pacotes de código-fonte do KDE Plasma 5.18.1 estão disponíveis para download agora, na página de anúncios de lançamento.

No entanto, é recomendável que a maioria dos usuários atualize para esta versão assim que esses novos pacotes chegarem aos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições Linux favoritas.

Se você já fez o upgrade para o KDE Plasma 5.18 LTS a partir de uma versão anterior (por exemplo, KDE Plasma 5.17), é altamente recomendável atualizar para o KDE Plasma 5.18.1 para uma melhor experiência.

Se quiser tentar, para instalar a versão mais recente do KDE Plasma no Ubuntu e derivados, use esse tutorial:
Instalar a versão mais recente do KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados

O que está sendo falado no blog

Post Views: 282

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.