E foi lançado o KDE Plasma 5.17, marcando o inicio da mais nova série desse ambiente. Confira as novidades desse laçamento e o futuro desse ambiente.
O KDE Plasma Desktop é um ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
E recentemente, o Projeto KDE anunciou a disponibilidade geral do ambiente de desktop KDE Plasma 5.17.
Novidades do KDE Plasma 5.17
Essa nova versão traz vários novos recursos e melhorias, como suporte a Night Color no X11, aprimoramentos de tela múltipla e HiDPI, escala fracionária mo Wayland, suporte para gerenciar e configurar dispositivos Thunderbolt nas configurações do sistema, notificações muito aprimoradas com detecção automática de apresentações, bem como suporte a temas Breeze GTK para navegadores web Google Chrome e Chromium.
Várias páginas de Configurações do sistema foram redesenhadas na versão 5.17 para ajudá-lo a configurar seu sistema KDE Plasma com mais facilidade e rapidez, o System Monitor agora exibe estatísticas da NVidia GPU, o gerenciador de pacotes do Plasma Discover agora mostra ícones para aplicativos Snap, o tema Breeze GTK agora também suporta esquemas de cores do sistema para aplicativos GTK e GNOME e, por último, mas não menos importante, o plasma agora inicia ainda mais rápido.
“Entre muitas outras otimizações, os scripts de inicialização foram convertidos do Bash (uma linguagem lenta e interpretada) para C++ (uma linguagem rápida e compilada) e agora são executados de forma assíncrona. Isso significa que eles podem executar várias tarefas simultaneamente, em vez de precisar executá-las uma após a outra. Como resultado, o tempo necessário para ir da tela de login para a área de trabalho totalmente carregada foi reduzido significativamente.”
Outras mudanças dignas de nota no ambiente de área de trabalho do KDE Plasma 5.17 incluem suporte aprimorado para logins públicos de Wi-Fi, melhor UX de edição de widgets, capacidade do KRunner de converter frações de unidades em outras unidades, suporte para reduzir a formatação de texto colado em sticky observa por padrão, plano de fundo da área de trabalho mais configurável, juntamente com uma nova fonte de papel de parede da imagem do dia.
- Como instalar o jogo Cows Revenge no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo Combined! no Linux via Flatpak
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
Como atualizar para o KDE Plasma 5.17
Se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma 5 em sua distribuição Linux, poderá atualizar para a versão 5.17 do KDE Plasma nos próximos dias, assim que os novos pacotes chegarem aos repositórios de software estáveis.
Dito isso, os usuários do Arch Linux e KDE neon estão entre os primeiros a usar essa versão do KDE Plasmaem seus sistemas, mas as distribuições mais populares serão atualizadas para o KDE Plasma 5.17 nas próximas semanas.
Próximos lançamentos do KDE Plasma
O ambiente de área de trabalho do KDE Plasma 5.17 é uma versão suportada a curto prazo que receberá apenas um total de cinco atualizações de manutenção, começando com a primeira, KDE Plasma 5.17.1, programada para 22 de outubro e continuando com o KDE Plasma 5.17. 2 em 29 de outubro, KDE Plasma 5.17.3 em 12 de novembro, KDE Plasma 5.17.4 em 3 de dezembro e KDE Plasma 5.17.5 em 7 de janeiro de 2020.
O que está sendo falado no blog
- 5 motivos para você atualizar para o Ubuntu 19.04 Disco Dingo
- VirtualBox 6.0.12 lançado com várias correções e importantes melhorias
- KDE Plasma 5.16.5 lançado e a série 5.16 chegou ao fim de sua vida útil
- A Canonical lançou uma correção para 28 vulnerabilidades de segurança
- Detecções de malware para Android aumentaram 12% no Brasil