E foi lançado o KDE Plasma 5.17.3 com mais de 40 correções de bugs e outros recursos. Confira as novidades desse laçamento e atualize.
O KDE Plasma Desktop é um ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
E recentemente, o Projeto KDE lançou a terceira atualização de manutenção da sua mais recente série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.17, o KDE Plasma 5.17.3, para solucionar mais problemas e atualizar traduções.
Novidades do KDE Plasma 5.17.3
Duas semanas após o KDE Plasma 5.17.2, o KDE Plasma 5.17.3 chegou como mais uma versão de correção de bug que aborda um total de 43 problemas em vários componentes e aplicativos principais, incluindo Espaço de Trabalho do Plasma, Área de Trabalho do Plasma, Configurações do Sistema, KWin, KScreen, Complementos de plasma, Descoberta de plasma, Breeze GTK, Dr. Konqi, KDE GTK Config e xdg-desktop-portal-kde.
Sobre o lançamento o anúncio diz o seguinte:
“Hoje, o KDE lança uma atualização de bugfix para o KDE Plasma 5, versão 5.17.3. O Plasma 5.17 foi lançado em outubro de 2019 com muitos aprimoramentos de recursos e novos módulos para completar a experiência da área de trabalho. Esta versão adiciona uma quinzena de novas traduções e correções do KDE As correções são geralmente pequenas, mas importantes.
Os destaques incluem suporte Flatpak aprimorado, uma correção para um problema de região de clique na barra de rolagem com o navegador Mozilla Firefox, uma correção para um problema de loop de ligação nos controles de mídia da tela de bloqueio, a capacidade de retornar a um tamanho de ícone menor quando nenhum tamanho de cursor estiver configurado, e suporte para atualizar as sombras do painel ao alterar as dicas de segundo plano.
- Como instalar o assistente de montagem Pyfa no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo AstroMenace no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo Biplanes Revival no Linux via Flatpak
- Instalando o simulador de corridas Speed Dreams no Linux
Próximos lançamentos do KDE Plasma
O ambiente de área de trabalho do KDE Plasma 5.17 é uma versão suportada a curto prazo que receberá apenas um total de cinco atualizações de manutenção, que começou com a primeira, KDE Plasma 5.17.1, em 22 de outubro e continuando com o KDE Plasma 5.17.2 em 29 de outubro, KDE Plasma 5.17.3 em 12 de novembro, e continuará com o KDE Plasma 5.17.4 em 3 de dezembro e KDE Plasma 5.17.5 em 7 de janeiro de 2020.
Assim, O ciclo de lançamento do ambiente de área de trabalho do KDE Plasma 5.17 continuará com o lançamento do KDE Plasma 5.17.4, que está programado para 3 de dezembro.
Depois disso, mais um lançamento desse ponto está agendado para o KDE Plasma 5.17, o KDE Plasma 5.17.5, que chegará no próximo ano em 7 de janeiro.
Obviamente, o KDE Plasma 5.17.5 também marcará o fim da vida útil do ambiente de trabalho do KDE Plasma 5.17, já que o KDE Plasma 5.18 LTS deve chegar às ruas no início de fevereiro de 2020 com muitos novos recursos e melhorias.
Confira os recursos e melhorias do KDE Plasma 5.18 LTS
Como atualizar para o KDE Plasma 5.17.3
Normalmente, os usuários do Arch Linux e KDE neon estão entre os primeiros a usar essa versão do KDE Plasma em seus sistemas, mas as distribuições mais populares serão atualizadas para o KDE Plasma 5.17 nas próximas semanas.
Se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma 5 em sua distribuição Linux, poderá atualizar para a versão 5.17.3 do KDE Plasma nos próximos dias, assim que os novos pacotes chegarem aos repositórios de software estáveis.
E se você quiser tentar instalar via repositório backport no Ubuntu e derivados, use esse tutorial:
Instalar a versão mais recente do KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados
O que está sendo falado no blog
- 5 motivos para você atualizar para o Ubuntu 19.04 Disco Dingo
- VirtualBox 6.0.12 lançado com várias correções e importantes melhorias
- KDE Plasma 5.16.5 lançado e a série 5.16 chegou ao fim de sua vida útil
- A Canonical lançou uma correção para 28 vulnerabilidades de segurança
- Detecções de malware para Android aumentaram 12% no Brasil