Em seu mais recente relatório semanal de Usabilidade e Produtividade, Nate Graham afirmou que o KDE Plasma 5.16 irá melhorar o suporte a múltiplas telas e terá mais melhorias. Confira os detalhes!
- Kubuntu ou KDE Neon? Qual a melhor opção para usar? Confira!
- NixOS – uma distribuição independente (e diferente) com KDE
- Como instalar cliente de Matrix NeoChat no Linux via Flatpak
Enquanto muitos esperam ansiosamente que o ambiente de desktop KDE Plasma 5.15 seja lançado, o que aconteceu no dia 12 de fevereiro de 2019, o projeto KDE já trabalha em novos recursos e melhorias para versões futuras.
KDE Plasma 5.16 irá melhorar o suporte a múltiplas telas
O renomado desenvolvedor do KDE, Nate Graham, publicou outro relatório semanal sobre os novos recursos e aprimoramentos em que ele e sua equipe trabalharam para as próximas versões do ambiente de área de trabalho KDE Plasma, bem como as suítes de software KDE Applications e KDE Frameworks.
Em primeiro lugar, o desenvolvedor revela o fato de que uma versão de correção do KDE Plasma 5.14.5.1 estará disponível esta semana para resolver um problema crítico no ambiente de desktop mais recente do KDE Plasma 5.14.5, que impede que os usuários atualizem seu sistema através do pacote Plasma Discover. Gerente.
Em seu relatório semanal, Nate Graham disse o seguinte:
“Colocamos uma correção na seção 5.14 que deve fazer com que o backend fique fora do ar depois de um minuto, permitindo que todo o resto funcione. Não tenha medo, não vamos deixá-lo na escuridão da noite gelada … sozinho, com fome e incapaz de atualizar seu software usando um aplicativo gráfico.”
O KDE Plasma 5.16 irá melhorar o suporte a múltiplas telas, pois o foco da tela de bloqueio agora seguirá a tela onde o cursor do mouse está localizado, melhorar a capacidade do Plasma Discover de oferecer suporte a vários aplicativos em store.kde.org e as páginas de configurações do sistema muito melhoradas.
Após o lançamento do ambiente de desktop KDE Plasma 5.15, a equipe concentrará seus esforços em adicionar novos recursos ou melhorar os já existentes para o ambiente de desktop KDE Plasma 5.16, previsto para 11 de junho de 2019, bem como o pacote de aplicativos KDE Applications 19.04, que chega no dia 18 de abril de 2019.
Outras melhorias no ambiente de área de trabalho do KDE Plasma 5.16 são a capacidade do widget Color Picker de permitir que os usuários arrastem a cor atual diretamente do widget, sem precisar abri-lo primeiro, e a implementação de um indicador de rotação ao iniciar um aplicativo independente.
Por outro lado, o pacote de aplicativos do KDE Applications 19.04 promete permitir aos usuários copiar CDs de áudio no formato de arquivo Opus, adicionar miniaturas de arquivos .epub e .fb2, bem como arquivos .xps e vários outros arquivos do Microsoft Office, e implementar classificação por data na pasta “Downloads” do Dolphin e na visualização “Documentos recentes”.
Além disso, o KDE Applications 19.04 melhora a exibição de árvore do Plugin de Projeto no editor Kate para mostrar todos os itens de menu para itens Git que contêm “umlauts” em seus nomes, e adiciona dois novos atalhos de teclado no visualizador de imagens do Gwenview, para girar à esquerda (Ctrl + Shift + R) e focar a barra de URL (Ctrl + L).
Por fim, o próximo pacote de software do KDE Frameworks 5.56, que será lançado em 9 de março, melhorará o efeito de brilho de Screen Edge, adicionará botões in-line apropriados nas novas visualizações de grade do System Settings, aprimorará o recurso de arrastar e soltar ícones com o Qt 5.11 ou posterior, melhora a funcionalidade “Print Preview” do Kate, e faça com que o KDE Plasma atualize todas as suas cores instantaneamente após alterar o esquema de cores.
O que está sendo falado no blog
- Como instalar o cliente Mastodon whalebird no Linux via Snap
- Good Guy Malware remove outras infecções para minerar por conta própria
- KDE Plasma 5.15 lançado oficialmente! Confira as novidades!
- KDE Plasma 5.16 irá melhorar o suporte a múltiplas telas
- KDE Frameworks 5.55 lançado para o KDE Plasma 5.15
- Visual Studio Code 1.31 lançado com várias melhorias