O KDE oferecerá suporte ao Qt 5 para oferecer aplicativos KDE confiáveis e estáveis até que o Qt 6 seja totalmente adotado. Entenda!
O Projeto KDE anunciou hoje o Qt 5 Patch Collection como uma nova iniciativa para continuar a dar suporte e manter um branch Qt 5 estável para suas pilhas de software KDE Gears e Frameworks.
KDE oferecerá suporte ao Qt 5 até que o Qt 6 seja totalmente adotado
Como você deve saber, o Qt 6 chegou no final de 2020 como o framework de aplicação Qt de próxima geração com novas tecnologias e recursos para a construção de software Qt mais moderno, e agora o Projeto KDE pretende adotá-lo em seu popular desktop KDE Plasma ambiente e aplicativos.
No momento, todos os aplicativos KDE e o ambiente de desktop KDE Plasma contam com as tecnologias atuais do Qt 5, mas o Projeto KDE quer começar a migrá-las para o Qt 6 em uma tentativa de fornecer aos usuários novas funcionalidades.
Portanto, até que a adoção do Qt 6 seja concluída, o Projeto KDE manterá um conjunto curado de patches para a série Qt 5.15 com correções de segurança e funcionais, garantindo a estabilidade geral e a confiabilidade de todos os softwares KDE.
Aleix Pol, KDE e.V. Presidente, disse que:
“Para fazer a transição para grandes tecnologias futuras como o Qt 6, precisamos ter a tranquilidade de saber que nossos usuários atuais são atendidos. Com essa coleção de patches, ganhamos a flexibilidade de que precisamos para estabilizar o status quo. Desta forma, podemos continuar colaborando com o Qt e entregar ótimas soluções para nossos usuários.”
A próxima geração de pilhas de software do KDE, KDE Frameworks 6 e KDE Gear (anteriormente KDE Applications), chegará no final deste ano com base no framework de aplicativos de plataforma cruzada e de código aberto Qt 6.
Mais detalhes sobre a iniciativa Qt 5 Patch Collection podem ser encontrados aqui, e o Projeto KDE está convidando todos a participarem do desenvolvimento do KDE Frameworks 6, que é baseado no Qt 6.
Minha esperança é que, quando a adoção do Qt 6 for concluída, o Projeto KDE também lance a próxima geração de seu ambiente de área de trabalho moderno, o KDE Plasma 6.