KDE neon Pinebook Remix Lançado para laptops Pinebook ARM de 64 bits

Jonathan Riddell, anunciou que seu sistema operacional KDE neon já está disponível para o laptop Pinebook ARM de 64 bits através do KDE neon Pinebook Remix.


Disponível no mercado há cerca de dois anos, o laptop Pinebook oferece uma alternativa leve e de baixo custo aos Chromebooks.

KDE neon Pinebook Remix Lançado para laptops Pinebook ARM de 64 bits
KDE neon Pinebook Remix Lançado para laptops Pinebook ARM de 64 bits

Ele foi criado pela empresa chinesa Pine64 usando o computador single-board PINE A64, que pretende ser uma alternativa ao conhecido Raspberry Pi.

KDE neon Pinebook Remix Lançado para laptops Pinebook ARM de 64 bits

Assim como o computador de placa única PINE A64, o notebook Pinebook é alimentado por um processador ARM de 64 bits, o que o torna acessível para aqueles que não querem gastar muito dinheiro em um novo laptop com processador Intel.

KDE neon Pinebook Remix Lançado para laptops Pinebook ARM de 64 bits

E se você quiser usar o sistema do pinguim, esse laptop roda Linux muito bem, especialmente o sistema operacional KDE neon com o ambiente de desktop KDE Plasma, no caso, o KDE neon Pinebook Remix.

Sobre esse remix, o desenvolvedor Jonathan Riddell KDE neon disse o seguinte:

“A Blue Systems trabalhou junto com o fabricante do Pinebook para criar uma imagem de teste que funcione bem nesses dispositivos. A equipe adaptou o KDE Neon e criou uma imagem ao vivo remixável e inicializável que funciona no Pinebook.”

De acordo com Jonathan Riddell, o ambiente de desktop KDE Plasma é um excelente candidato para o Pinebook, que vem com 2 GB de RAM, 16GB de armazenamento flash eMMC 5.0, além de uma tela de LCD TN de 14 polegadas com resolução de 1366 x 768 pixels ou um LCD IPS de 11.6 polegadas. Ambos os modelos estão usando um chip ARM Cortex A53 de 1.2GHz 64-bit Quad-Core.

O sistema operacional KDE neon Pinebook Remix ainda está em desenvolvimento, já que algumas coisas precisam ser melhoradas para uma experiência pronta para uso, mas é utilizável para o uso diário.

Ele é baseado no KDE neon User Edition, que, por sua vez, é baseado no Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver).

Sob o capô, o KDE neon Pinebook Remix executa o kernel Linux 3.10.105-bsp-1.2, bem como o mais recente ambiente de desktop KDE Plasma 5.13.4 e o pacote de software KDE Frameworks 5.49.0 compilado com Qt 5.11.1.

Se você quiser ajudar no desenvolvimento desse remix, basta participar da discussão no fórum para dar feedback aos desenvolvedores.

Baixe e experimente o KDE neon Pinebook Remix

Portanto, se você possui o notebook ARM da Pinebook ou planeja comprar um novo notebook ARM de 64 bits que seja barato e executa o Linux, é possível fazer o download das imagens do KDE neon Pinebook Remix, acessando a página de download da distribuição.

Instruções de instalação detalhadas são fornecidas pelos desenvolvedores do KDE neon nos fóruns oficiais.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.