Graças a um arquivo experimental, o KDE neon facilita o teste de aplicativos KDE Frameworks 6, que está em fase pré-alfa.
KDE Frameworks são bibliotecas complementares para codificar aplicativos com Qt. E, atualmente, o KDE Frameworks 6 é considerado qualidade pré-alfa, até o momento da escrita deste artigo.
Dito isso, as compilações instáveis do KDE neon baseado no Ubuntu agora incluem o KDE Plasma 6 (que está em desenvolvimento ativo), mas os aplicativos reformulados/construídos usando o KDE Frameworks 6 estão sendo visualizados com mais cautela, isolados em um arquivo dedicado.
KDE neon facilita o teste de aplicativos KDE Frameworks 6
Aplicativos usando o KDE Frameworks 6 (Crédito: KDE neon)
Ansioso para chutar os pneus na próxima onda de software KDE? Em caso afirmativo, confira um arquivo experimental renovado que os desenvolvedores de neon do KDE anunciaram recentemente.
Para ser claro aqui: você pode experimentar, testar e usar o KDE Plasma 6 no KDE neon Unstable builds sem este arquivo (pelo que entendi).
Mas se você quiser — e querer é o qualificador importante aqui — testar aplicativos que utilizam o KDE Frameworks 6, você precisa “aceitar” adicionando este novo PPA experimental.
Isso “segrega bem os aplicativos KF6 pré-alfa do desktop Plasma 6 mais estável”.
Felizmente, os desenvolvedores do neon tornaram isso fácil, disponibilizando um novo pacote (neon-settings-experimental) para instalação na instalação instável do KDE neon existente.
Isso “… instala neon-experimental.list para apontar para o arquivo experimental e 99-jammy-overrides-experimental, que adiciona um pino para fazer com que o pacote de arquivo experimental esteja sempre instalado”, dizem eles.
Precisa de mais detalhes? Você os encontrará na postagem do blog do KDE neon anunciando este arquivo (que contém instruções completas sobre como habilitar o arquivo experimental e, crucialmente, desativá-lo caso seja mordido por muitos bugs).
Não há uma data fixa para o lançamento do KDE Plasma 6 (e suas pilhas que o acompanham), mas há esperança de que aconteça no início de 2024. Antes disso, você pode esperar alguns betas – e muitas postagens no blog mostrando as mudanças que melhoraram traz.