Os desenvolvedores anunciaram que o KDE neon agora tem atualizações offline e a edição LTS chegou ao fim, iniciando uma nova fase desse sistema.
Atualizações offline (à la Microsoft Windows) estão se tornando uma coisa entre as distribuições GNU/Linux.
O Fedora Linux foi um dos primeiros grandes sistemas operacionais a oferecer suporte para atualizações offline, e agora o KDE neon está entrando na onda, em uma tentativa de tornar a experiência de atualização do sistema mais confiável.
KDE neon agora tem atualizações offline e a edição LTS chegou ao fim
Sim. Os desenvolvedores de neon do KDE anunciaram recentemente a disponibilidade de atualizações offline para sua distribuição GNU/Linux de lançamento contínuo e o fim do suporte para a edição de plasma LTS neon do KDE.
As atualizações off-line estão agora disponíveis para todas as edições de néon do KDE, incluindo a Edição do usuário do néon do KDE, a Edição do teste do néon do KDE, a Edição instável do néon do KDE, bem como a Edição do desenvolvedor do néon do KDE, e estão disponíveis apenas ao atualizar a sua instalação usando o pacote gráfico Plasma Discover do KDE Gerente.
Como você pode imaginar, o recurso de atualização offline apenas baixa as atualizações disponíveis e as marca para instalações após reiniciar o sistema, assim como no sistema operacional Windows.
Uma vantagem dessa funcionalidade, de acordo com os desenvolvedores de neon do KDE, é que você não terá que interromper seu fluxo de trabalho para atualizar o sistema.
No Linux, todos sabem que a aplicação de atualizações não requer reinicialização, exceto para atualizações de kernel, e isso ainda é uma coisa no KDE neon se você atualizar sua instalação a partir da linha de comando ou usando um gerenciador de pacotes gráfico diferente, como o Synaptic Package Manager.
Em alguns casos raros, o sistema pode se tornar não confiável durante as atualizações, portanto, você pode considerar o uso de atualizações off-line se isso já aconteceu com você no passado.
Além disso, a atualização offline pode atrair mais usuários do Windows que desejam mudar para Linux.
Os desenvolvedores do KDE neon disseram que:
“Anteriormente, você poderia ter sido olhado com raiva pelo Firefox, o Dolphin travou em você ou até mesmo ter sido bloqueado da sessão porque a tela de bloqueio saltou de um penhasco depois que você aplicou uma atualização. As atualizações off-line resolvem este problema.”
Em notícias relacionadas, os desenvolvedores do KDE neon anunciaram que planejam encerrar a edição KDE neon Plasma LTS a partir de 1º de julho de 2021, pois ela não oferece um grande usuário experiência e é difícil mantê-la agora que não é mais popular.
Se você quiser usar a série LTS (Long-Term Support) do ambiente de desktop KDE Plasma, os desenvolvedores de néon do KDE recomendam migrar para o Kubuntu LTS ou openSUSE Leap antes de 1º de julho.
Mas se você decidiu ficar com o néon do KDE, você terá que mudar para o KDE neon User Edition, que vem com o último ramo estável do KDE Plasma. Última atualização há 1 hora