Seguindo a atualização do sistema da Canonical, agora o KDE neon agora é baseado no Ubuntu 20.04 LTS. Confira os detalhes e descubra onde baixar a distro.
O KDE neon é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu e um DVD ao vivo com o mais recente desktop KDE Plasma e outro software da comunidade KDE.
Além da imagem de DVD instalável, o projeto fornece um repositório de software em rápida evolução com o mais recente software do KDE.
Duas edições do produto estão disponíveis – uma edição ‘User’, projetada para aqueles interessados em conferir o software mais recente do KDE quando ele for lançado, e uma edição ‘Developer’s’, criada como uma plataforma para testar aplicações de ponta do KDE.
Agora, a equipe de desenvolvimento por trás da distribuição do KDE neon anunciou que reformulou todo o sistema com base na última série do sistema operacional Ubuntu 20.04 LTS.
KDE neon agora é baseado no Ubuntu 20.04 LTS
Com base no último lançamento do Ubuntu LTS e no ambiente e software do desktop KDE Plasma, a distribuição de neon do KDE usa um modelo de lançamento contínuo (rolling release) para enviar as atualizações mais recentes aos usuários, sem ter que baixar novas imagens ISO e reinstalar.
No entanto, parece que, até agora, o neon do KDE estava usando a base Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver). E muitos de nós não sabiam disso, mas a partir de hoje a distribuição será baseada na série Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa).
Como esperado, a nova base de néon do KDE e a imagem ISO incluem algumas das tecnologias mais recentes do KDE, como o ambiente de desktop KDE Plasma 5.19.4, bem como os pacotes de software KDE Frameworks 5.72 e KDE Applications 20.04.3.
Os atuais usuários do sistema verão uma notificação pop-up em suas telas nos próximos dias para atualizar a base para o Ubuntu 20.04 LTS.
Mas, antes de atualizar, certifique-se de ter um backup recente de seus arquivos mais importantes.
As instruções de atualização são fornecidas pela equipe de desenvolvimento nesse endereço, mas é uma operação bastante direta, então não acho que haja ninguém que não possa fazer isso corretamente.
Para completar, a equipe lançou novas imagens ISO, baseadas no Ubuntu 20.04 LTS, é claro. Elas são direcionados para aqueles que desejam reinstalar ou implantar o sistema operacional em um novo computador sem ter que baixar centenas de atualizações dos repositórios após a instalação.
Outra boa notícia: as novas imagens ISO vêm com um modo de instalação OEM e criptografia de disco completa no instalador gráfico do Calamares.
O modo de instalação OEM pode aparentemente ser usado para instalar/reinstalar o neon do KDE no recém-lançado laptop KDE Slimbook III Linux.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o KDE neon baseado no Ubuntu 20.04 LTS
A imagem ISO do KDE neon baseado no Ubuntu 20.04 LTS já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
- Como mudar o visual do Grub com o tema Vimix Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Ubuntu e derivados
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux