E foi lançado o KDE neon 24.04 com base no Ubuntu 24.04 LTS. Confira as novidades do sistema e veja onde baixar a distro.
O projeto KDE neon (que não se considera uma distribuição) envia o mais recente software KDE lançado oficialmente, incluindo o desktop KDE Plasma, em cima de uma base estável do Ubuntu LTS.
O que torna o KDE Neon diferente do Kubuntu, o sabor oficial do Ubuntu KDE? Enquanto o Kubuntu envia um instantâneo congelado das tecnologias KDE em cima da base Ubuntu mais recente, o neon envia as tecnologias KDE mais recentes em cima de uma base LTS Ubuntu congelada.
À medida que o novo software do KDE é lançado, a equipe do neon avalia a qualidade, verifica se há problemas e garante que ele funcione bem com o restante da pilha do KDE antes de enviá-lo aos usuários, fornecendo a eles o software KDE mais recente, mais rapidamente.
Mas o software não-KDE nos arquivos do Ubuntu fica em um instantâneo congelado.
Agora, os desenvolvedores que se dedicam ao projeto Linux centrado no KDE anunciam que rebasearam com sucesso o neon do KDE no Ubuntu 24.04 LTS, cuja primeira versão foi lançada em abril.
Confira as novidades do KDE neon 24.04
A equipe de desenvolvimento por trás da distribuição de lançamento contínuo do KDE neon anunciou que lançou o KDE neon 24.04, baseado na mais recente série de sistemas operacionais Ubuntu 24.04 LTS (Noble Numbat).
Com base em uma versão do Ubuntu com suporte de longo prazo e apresentando o software KDE e o ambiente de desktop Plasma mais recentes, a distribuição KDE neon usa um modelo de lançamento contínuo em que os usuários não precisam baixar novas imagens ISO ou reinstalar seus sistemas.
No entanto, a cada dois anos, os desenvolvedores do KDE neon rebaseiam sua distribuição na mais recente série Ubuntu LTS.
Esta semana, o KDE neon foi rebaseado no Ubuntu 24.04 LTS (Noble Numbat), que não só inclui os últimos patches de segurança e atualizações de software, mas também vem com um kernel mais novo para melhor suporte de hardware.
Os desenvolvedores disseram que:
“Acabamos de ativar a atualização do KDE neon para rebasear no Ubuntu 24.04 LTS. Fazemos isso a cada dois anos e a base 22.04 LTS estava ficando cada vez mais crocante com o antigo Pipewire causando problemas e pacotes como o Krita não compilando de jeito nenhum.”
Usuários existentes do KDE neon verão uma notificação pop-up em suas telas nos próximos dias para atualizar suas instalações para o KDE neon 24.04, que é baseado no Ubuntu 24.04 LTS.
Mas, antes de tentar atualizar suas máquinas KDE neon, certifique-se de ter um backup recente de seus arquivos mais importantes.
Se você não vir uma notificação ou quiser agilizar o processo, você pode atualizar manualmente suas instalações do KDE neon seguindo as instruções do Noble Upgrade fornecidas pelos desenvolvedores do KDE neon.
Há também uma nova versão ISO do KDE neon 24.04 para aqueles que querem implementar a distribuição baseada no Ubuntu em novos computadores ou reinstalar seus sistemas.
E, caso você esteja se perguntando, a imagem ISO mais recente do KDE neon é fornecida com o ambiente de desktop KDE Plasma 6.2 lançado recentemente por padrão.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o KDE neon 22.04
Aqueles que usam o KDE neon (versão 20.04) poderão atualizar para a versão 22.04 a partir de segunda-feira, 24 de outubro.
As compilações do KDE neon usando as bases 22.04 estão disponíveis para download no site do KDE neon (links mais abaixo) em uma das três edições distintas: User, Testing e Unstable.
Para novas instalações ou atualizações usando uma mídia, a imagem ISO do KDE neon 22.04 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux