Se você se deparou com uma tela “Abrir” em vez de “Escolha”, a boa notícia é que o KDE irá consertar o bug do XDG que atrapalha o download no Telegram.
Coincidências da vida, esta semana venho investigando o que aconteceu com o meu Telegram que não me permitiu escolher outro caminho de download. Eu sabia que tinha feito isso, mas não como ou quando.
KDE irá consertar o bug do XDG que atrapalha o download no Telegram
No Windows você pode e eu sei disso em alguma distribuição Linux, como o Ubuntu, também, mas não me deixou nem no Manjaro KDE nem no Kubuntu.
Pensei: “Não estou usando a versão Flatpak?” porque esses tipos de pacote se comportam de maneira diferente, mas não. Encontrei informações no GitHub de que o bug é XDG, o que não foi encorajador.
Pensando um pouco mais, provavelmente consegui no Manjaro quando estava usando a versão xfce-usb, que é uma imagem pré-instalada e pronta para ser usada em um pendrive.
Instalei o Plasma nele, mas certamente fiz a alteração no XFCE, então me permitiu usar outra pasta. Quando no início do artigo mencionei as coincidências da vida, o fiz porque hoje publicaram uma nota na qual mencionam que este erro foi corrigido, para que o caminho de download do Telegram possa ser alterado e, em suma, selecione as pastas de destino.
A correção é descrita como “A seleção de pasta agora funciona na caixa de diálogo do seletor de pasta para aplicativos Flatpak e outros que usam portais XDG”, e esse era o problema com o Telegram e outros aplicativos: em vez de “Escolher”, já que o Telegram usava o XDG portal para utilizar a opção nativa do sistema operativo, o que vemos no botão é “Abrir”, pelo que não podemos escolher outra pasta.
O bug já existe há mais de um ano, mas será corrigido em 12 de junho, coincidindo com o lançamento do Frameworks 5.83, ou assim entendemos e esperamos.