E foi lançado o KDE Frameworks 6.9 lançado com várias correções, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.
Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.
Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.
Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications/Gear).
Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.
Frameworks é uma coleção de mais de 80 bibliotecas complementares ao Qt, fornecendo uma ampla variedade de funcionalidades comumente necessárias para a maioria dos aplicativos KDE, o ambiente de desktop KDE Plasma e outros projetos.
Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).
Agora, o Projeto KDE anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do KDE Frameworks 6.9.
Novidades do KDE Frameworks 6.9
O KDE Frameworks 6.9 continua os lançamentos mensais do KDE Frameworks com novos recursos, como a capacidade de converter de e para a moeda franco CFP em pesquisas com tecnologia KRunner, um ícone distinto do Breeze para a página Atalhos nas Configurações do Sistema, um ícone aprimorado do Breeze em diálogos de senha e um novo ícone simbólico para o Wine.
O Projeto KDE observa o fato de que o novo ícone simbólico do Wine permite que a categoria que o Wine cria no inicializador de aplicativos Kickoff use um ícone simbólico que corresponde a todos os outros.
Além disso, o KDE Frameworks 6.9 melhora o ícone colorido do Wine existente para combinar melhor com a marca upstream.
Para completar, o KDE Frameworks 6.9 adiciona uma versão simbólica ao ícone que aparece na área da bandeja do sistema de distros baseadas no Ubuntu ao usar o tema de ícones Breeze, alertando você sobre uma atualização importante disponível.
Vários bugs foram corrigidos nesta atualização, incluindo uma regressão que foi introduzida na versão 6.7 do KDE Frameworks, que fazia com que muitas partes do texto selecionado no ambiente de desktop KDE Plasma e aplicativos baseados em QtQuick fossem desmarcados inapropriadamente após clicar com o botão direito neles.
Também foi corrigido um bug bizarro e irritante que fazia com que o texto exibido no ambiente de desktop KDE Plasma e aplicativos baseados em QtQuick parecessem instáveis ao usar certos fatores de escala fracionária, um vazamento de memória causado por ter muitas montagens OverlayFS, como contêineres Docker, e uma falha do KWin causada por alguns aplicativos XWayland com tamanhos de ícone muito grandes.
Por fim, o KDE Frameworks 6.9 corrige uma falha visual no componente SwipeListItem do Kirigami que daria a ele a cor de fundo errada ao usar o esquema de cores Breeze Dark e outros esquemas de cores semelhantes, e aumenta ligeiramente o desempenho de cada aplicativo e janela que usa o componente KWindowStateSaver do Kirigami.
O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.
Como instalar
O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador.
É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.
Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.