KDE Frameworks 6.8 lançado com muitas correções de bugs

E foi lançado o KDE Frameworks 6.8 com muitas correções de bugs, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.

Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.

Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.

Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications/Gear).

Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.

Frameworks é uma coleção de mais de 80 bibliotecas complementares ao Qt, fornecendo uma ampla variedade de funcionalidades comumente necessárias para a maioria dos aplicativos KDE, o ambiente de desktop KDE Plasma e outros projetos.

Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).

Agora, o Projeto KDE anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do KDE Frameworks 6.8.

Novidades do KDE Frameworks 6.8

KDE Frameworks 6.8 lançado com muitas correções de bugs
KDE Frameworks 6.8 lançado com muitas correções de bugs

O KDE Frameworks 6.8 parece uma versão modesta que introduz ícones Breeze para arquivos Typst e variantes monocromáticas para um monte de ícones Breeze simbólicos que eram inapropriadamente simbólicos, mas coloridos, para que pudessem combinar melhor com todos os outros ícones simbólicos monocromáticos.

Esta nova versão do KDE Frameworks melhora o suporte para alguns aplicativos de terceiros para lidar melhor com arquivos e não mais sobrescrever associações de arquivos, o que poderia levar a uma falha no sistema devido ao uso excessivo de recursos de CPU e memória.

Agora o sistema evita abrir arquivos se o mimetype estiver definido para abrir com xdg-open.

Também foram corrigidas várias regressões que faziam com que a janela principal do aplicativo Configurações do Sistema não lembrasse mais seu tamanho corretamente, um caso em que a área de trabalho do KDE Plasma e alguns aplicativos do KDE podiam travar ao ejetar um CD e um problema com o serviço de indexação de arquivos Baloo para impedi-lo de indexar o conteúdo de arquivos de modelo 3D .obj.

Além disso, o KDE Frameworks 6.8 corrige um problema que fazia com que o aplicativo Configurações do Sistema permanecesse aberto em segundo plano após fechar a janela principal ao abrir uma caixa de diálogo “Obter novo [coisas]” em qualquer página, bem como um problema com o menu “Criar novo” para impedi-lo de preencher a si mesmo com todo o conteúdo da sua pasta pessoal.

Por último, mas não menos importante, esta versão torna os ícones de categoria no inicializador de aplicativos Kickoff simbólicos ao usar o tema de ícones Breeze Dark. Claro, há inúmeras outras alterações incluídas no KDE Frameworks 6.8.

O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.

Como instalar

O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador.

É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.

Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis ​​do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.

Sair da versão mobile