E foi lançado o KDE Frameworks 6.7 com otimizações e melhorias, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.
Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.
Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.
Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications/Gear).
Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.
Frameworks é uma coleção de mais de 80 bibliotecas complementares ao Qt, fornecendo uma ampla variedade de funcionalidades comumente necessárias para a maioria dos aplicativos KDE, o ambiente de desktop KDE Plasma e outros projetos.
Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).
Agora, o Projeto KDE anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do KDE Frameworks 6.7.
Novidades do KDE Frameworks 6.7
Os destaques do KDE Frameworks 6.7 incluem suporte para adicionar modelos ao menu “Criar novo…” do desktop Plasma e do gerenciador de arquivos Dolphin, colocando arquivos no diretório ~/Templates, um ícone redesenhado “sleep and screen locking are inhibited” e suporte para mostrar rótulos de texto elididos em uma dica de ferramenta ao passar o mouse nas visualizações de grade das Configurações do sistema.
Além disso, o KDE Frameworks 6.7 atualiza o widget Sticky Notes com um widget monocromático simbólico que aparece quando é colocado em um painel enquanto usa o tema de ícones Breeze.
Com essa mudança, os desenvolvedores do KDE concluíram seu projeto para oferecer suporte a ícones de painel simbólicos para todos os widgets Plasma fornecidos por padrão.
Esta versão também atualiza o gerenciador de pacotes Plasma Discover para que ele se lembre do tamanho da janela em que foi exibida antes de ser maximizada, atualiza todos os aplicativos KDE baseados em QtQuick para abrir o menu sob o item em foco ao pressionar a tecla “Mostrar Menu” em vez de abri-lo sob o cursor e atualiza o plug-in de compartilhamento “Carregar para Imgur” em todo o software KDE para permitir que você carregue apenas tipos de arquivo suportados pelo Imgur.
Claro, o KDE Frameworks 6.7 também corrige vários problemas, incluindo uma regressão que fazia com que o título de qualquer componente usando Kirigami.OverlaySheet fosse posicionado verticalmente incorretamente e um bug de cor no Kirigami que fazia com que o texto de botões desabilitados em vários aplicativos baseados em Kirigami não parecessem visualmente desabilitados ou fizessem com que alguns pedaços de texto na página de Bloqueio de Tela nas Configurações do Sistema parecessem desabilitados.
Além disso, esta versão corrige um problema em que os atalhos globais usados para ativar o inicializador de aplicativos Kickoff quebravam se você reiniciasse o Plasma com o comando plasmashell --replace
, um problema visual que fazia com que dicas de ferramentas informativas em todas as Configurações do Sistema piscassem, uma série de bugs de dimensionamento afetando Kirigami.Dialog e suas subclasses e loops de vinculação afetando Kirigami.Dialog e suas subclasses.
Por último, mas não menos importante, o KDE Frameworks 6.7 está aqui para otimizar como os aplicativos KDE encontram pontos de montagem, o que pode resultar em um aumento de desempenho de até 80 por cento para vários casos de uso baseados em arquivo de aplicativos.
Ele também otimiza o desempenho do KFilePlacesItem, o que deve resultar em uma velocidade de inicialização melhorada para qualquer componente que use o painel Places.
O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.
Como instalar
O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador.
É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.
Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.