E foi lançado o KDE Frameworks 6.5 com melhorias no Plasma Wayland, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.
Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.
Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.
Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications/Gear).
Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.
Frameworks é uma coleção de mais de 80 bibliotecas complementares ao Qt, fornecendo uma ampla variedade de funcionalidades comumente necessárias para a maioria dos aplicativos KDE, o ambiente de desktop KDE Plasma e outros projetos.
Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).
Agora, o Projeto KDE anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do KDE Frameworks 6.5.
Novidades do KDE Frameworks 6.5
O KDE Frameworks 6.5 está aqui para melhorar a acessibilidade de vários controles na página Atalhos nas Configurações do Sistema, padronizar o simbolismo do X vermelho para “remover esta coisa abstrata” que o HIG (Diretrizes de Interface Humana) recomenda no tema do ícone Breeze e melhorar o suporte para aplicativos na sessão Plasma Wayland.
Esta versão também adiciona dicas de ferramentas para as caixas de diálogo abrir/salvar e muitos outros lugares nos painéis Locais do Dolphin que mostram informações relevantes quando o mouse passa, melhora o desempenho para tudo no KDE que usa o elemento KFileItem::isHidden e melhora as caixas de diálogo “Obter novo [coisa]” para permitir o download de arquivos da página de detalhes de uma entrada que inclui várias entradas.
Além disso, o KDE Frameworks 6.5 melhora o suporte para aplicativos que armazenam seus dados de estado transitório separadamente de seus dados de configuração persistentes, colocando o arquivo de configuração de estado na pasta de estado XDG padrão em ~/.local/state/
, e adiciona suporte para aplicativos lembrarem seu tamanho de janela, estado de maximização e posição na sessão Plasma X11.
Além disso, ele implementa algum reforço de segurança que permite que o KAuth use descritores de arquivo em vez de caminhos de arquivo, juntamente com suporte para isso na página Tela de Login em Configurações do Sistema, melhora o recurso “Clique na trilha para rolar uma página por vez” e melhora o suporte para distros imutáveis como o Fedora Kinoite.
Vários bugs foram corrigidos na nova versão do KDE Frameworks, incluindo uma falha do Plasma que ocorreu ao tentar reatribuir um atalho para um widget a um que já está sendo usado por outra coisa.
O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.
Como instalar
O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador.
É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.
Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.