E foi lançado o KDE Frameworks 6.4 com novos recursos e correções. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.
Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.
Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.
Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications/Gear).
Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.
Frameworks é uma coleção de mais de 80 bibliotecas complementares ao Qt, fornecendo uma ampla variedade de funcionalidades comumente necessárias para a maioria dos aplicativos KDE, o ambiente de desktop KDE Plasma e outros projetos.
Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).
Agora, o Projeto KDE anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do KDE Frameworks 6.4 como a qurta atualização estável para a série KDE Frameworks 6.
Novidades do KDE Frameworks 6.4
Mais de um mês após a versão 6.3.0 anterior, o KDE anunciou o lançamento do Frameworks 6.4.0, expandindo sua coleção de bibliotecas adicionais para o Qt e aprimorando a funcionalidade disponível para desenvolvedores em várias plataformas.
A versão 6.4.0 inclui atualizações em vários componentes que aprimoram a funcionalidade, aumentam o desempenho e melhoram a usabilidade dos aplicativos desenvolvidos com essas estruturas.
Dito isso, aqui estão algumas das mudanças do KDE Frameworks 6.4 dignas de nota:
- O Attica agora ignora o diretório do VS Code, evitando rastreamento desnecessário de arquivos.
- Baloo , uma estrutura de indexação e pesquisa de arquivos, fez mudanças significativas, incluindo uma correção de bug e atualizações no manuseio do módulo QML.
- O Bluez Qt adicionou suporte para serviços LE Audio como CSIS e MCS, aprimorando recursos para desenvolvedores de áudio Bluetooth.
- O Breeze Icons introduziu novos ícones e melhorou a legibilidade dos ícones, corrigindo principalmente um problema com ícones de aviso de diálogo.
- Módulos CMake extras : O sistema de compilação agora reduz mensagens desnecessárias, simplificando o processo de desenvolvimento.
- O KArchive e o KAuth apresentam melhorias de estabilidade e segurança, com o primeiro abordando problemas com arquivos tar e otimizando dependências de backend.
- KIO : Melhorias nas operações de gerenciamento de arquivos, incluindo melhor formatação de números e atualizações no manuseio de tarefas, melhoram significativamente a capacidade de resposta e a experiência do usuário dos aplicativos KDE.
- Kirigami : As atualizações da estrutura da interface do usuário melhoram a aparência e a funcionalidade de aplicativos móveis e convergentes, com foco na legibilidade do texto e nos elementos da interface do usuário.
Além disso, muitas bibliotecas e módulos também recebem atualizações no KDE Frameworks 6.4, incluindo:
- KConfig , KWidgetsAddons , KCompletion e KCoreAddons : Esses componentes principais apresentam novas otimizações para agilizar as tarefas de desenvolvimento e aprimorar o gerenciamento de configurações de aplicativos.
- Gerenciador de rede Qt e Solid : atualizações desses módulos melhoram os recursos de gerenciamento de rede e a interação de hardware, respectivamente.
- KTextEditor e Destaque de Sintaxe : Melhorias nessas áreas melhoram a experiência de edição ao oferecer melhor suporte a regras de sintaxe e elementos de interface.
- KImageFormats e KIconThemes : Essas atualizações oferecem melhor suporte para manipulação de imagens e personalização de temas, o que é crucial para o desenvolvimento de aplicativos visualmente atraentes.
Os desenvolvedores que desejam utilizar os Frameworks KDE podem instalar pacotes binários por meio do gerenciador de pacotes de sua distribuição Linux, garantindo fácil acesso ao pacote de software KDE.
O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.
Como instalar
O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador.
É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.
Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.