E foi lançado o KDE Frameworks 6.3 com várias melhorias e correções. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.
Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.
Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.
Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications/Gear).
Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.
Frameworks é uma coleção de mais de 80 bibliotecas complementares ao Qt, fornecendo uma ampla variedade de funcionalidades comumente necessárias para a maioria dos aplicativos KDE, o ambiente de desktop KDE Plasma e outros projetos.
Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).
Agora, o Projeto KDE anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do KDE Frameworks 6.3 como a terceira atualização estável para a série KDE Frameworks 6.
Novidades do KDE Frameworks 6.3
O KDE Frameworks 6.3 está aqui para melhorar a renderização de imagens SVG (Scalable Vector Graphics) em telas que usam um fator de escala fracionário, o que deve reduzir o desfoque, melhora os aplicativos baseados em QtQuick e QtWidgets, revisando visualmente as pequenas caixas de diálogo na janela e barras de comando, respectivamente.
Esta versão também melhora os ícones mostrados nas caixas de diálogo na área de trabalho e aplicativos do Plasma para usar ícones de cores normais, melhora o clique nas caixas de seleção na caixa de diálogo que permite escolher quais janelas e telas compartilhar e melhora alguns ícones do Breeze para ajustar suas cores corretamente. ao usar um esquema de cores escuras.
O KDE Frameworks 6.3 também corrige um longo travamento ao acessar a página Pesquisa de arquivos nas Configurações do sistema devido ao indexador de arquivos estar sob carga pesada, o pop-up “Escolha sua opção de instalação” nas janelas “Obter [coisa] nova”, que quebrou novamente quando atualizando para o Qt 6.7, bem como pesquisando no inicializador de aplicativos Kickoff.
Fora isso, a nova versão do KDE Frameworks melhora os itens KSvg e Kirigami.Icon usados na área de trabalho do Plasma para recolorir adequadamente imagens SVG recoloríveis, independentemente do esquema de cores usado.
Isso faz com que o gato CatWalk pareça correto ao usar temas globais mistos claros e escuros, como Breeze Twilight.
Entre outras mudanças dignas de nota, o KDE Frameworks 6.3 adiciona ícones simbólicos como um link simbólico para ícones monocromáticos existentes, remove ícones simbólicos de funcionamento de processos adicionados recentemente, implementa verificação completa de links simbólicos durante a criação de recursos para ícones Breeze e melhora o suporte do Qt 6.7 em muitos componentes.
A próxima atualização do KDE Frameworks, v6.4, está planejada para 12 de julho de 2024. Até então, estamos aguardando o grande lançamento do ambiente de desktop KDE Plasma 6.1 com seu suporte explícito à sincronização de GPU e outros novos recursos ainda este mês, em 18 de junho. .
O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.
Como instalar
O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador.
É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.
Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.