E foi lançado o KDE Frameworks 6.2 com atualizações e novos recursos. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.
Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.
Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.
Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications/Gear).
Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.
Frameworks é uma coleção de mais de 80 bibliotecas complementares ao Qt, fornecendo uma ampla variedade de funcionalidades comumente necessárias para a maioria dos aplicativos KDE, o ambiente de desktop KDE Plasma e outros projetos.
Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).
Agora, o Projeto KDE anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do KDE Frameworks 6.1 como a primeira atualização estável para a série KDE Frameworks 6.
Novidades do KDE Frameworks 6.2
Um mês após o lançamento anterior 6.1.0, o KDE anunciou o lançamento do Frameworks 6.2.0, a atualização mais recente do seu conjunto de 72 bibliotecas complementares construídas sobre o framework Qt.
A iteração mais recente introduz muitas atualizações em suas bibliotecas, enfatizando correções de bugs, melhorias de desempenho e bases de código modernizadas para agilizar os processos de desenvolvimento. Mudanças significativas incluem:
- Attica , uma biblioteca Qt que implementa a API Open Collaboration Services, passou por vários refinamentos, como a modernização do código para uso
unique_ptr
em membros de classes privadas e a remoção de funções não utilizadas. - A indexação de arquivos Baloo agora garante melhor estabilidade, evitando possível corrupção de arquivos de bloqueio e solucionando um bug de longa data.
- Breeze Icons adiciona novos ícones para representar melhores tipos de mídia, como “ audio/ogg ” e “ audio/vnd.wave ”, e também foram feitas melhorias na escalabilidade e nos problemas de cores dos ícones existentes.
- KIO (Input/Output), um componente central que fornece acesso transparente de rede a arquivos e dados, recebeu atualizações para melhorar o manuseio de operações de arquivos e aprimorar as funcionalidades de diálogo de arquivos.
A atualização também inclui inúmeras pequenas correções e atualizações de documentação que contribuem para a estabilidade geral e usabilidade dos Frameworks KDE.
Claro, as mudanças na nova versão não se limitam apenas a melhorias nas funcionalidades, mas também incluem correções de bugs importantes como:
- KFileItemActions agora ordena corretamente as ações entre separadores, evitando confusão na interface.
- OverlayDrawer em Kirigami foi refinado para melhorar as transições da IU e o gerenciamento de hierarquia visual.
- Atualizações críticas no KTextEditor abordam problemas relacionados à navegação do cursor e ao desempenho com vários cursores em uma linha grande, garantindo experiências de edição de texto mais suaves.
O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.
Como instalar
O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador.
É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.
Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.