E foi lançado o KDE Frameworks 6.1, antes do KDE Plasma 6.1. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.
Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.
Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.
Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications/Gear).
Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.
Frameworks é uma coleção de mais de 80 bibliotecas complementares ao Qt, fornecendo uma ampla variedade de funcionalidades comumente necessárias para a maioria dos aplicativos KDE, o ambiente de desktop KDE Plasma e outros projetos.
Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).
Agora, o Projeto KDE anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do KDE Frameworks 6.1 como a primeira atualização estável para a série KDE Frameworks 6.
Novidades do KDE Frameworks 6.1
Os destaques do KDE Frameworks 6.1 incluem um novo filtro para a caixa de diálogo de seleção de ícones para que você possa ver apenas ícones simbólicos ou nenhum ícone simbólico, navegação aprimorada pelo teclado nas barras laterais Kirigami alimentadas pelo componente GlobalDrawer, e um tamanho maior da caixa de diálogo “Obter novos widgets do Plasma”.
O aplicativo Plasma System Monitor foi atualizado para fazer os gráficos aparecerem corretamente em computadores com GPUs Intel com mais de 10 anos de idade, melhorar os gráficos de “barras horizontais” em vários widgets do System Monitor para usar as cores certas e corrigir linhas horizontais com falhas nos gráficos e gráficos ao usar um fator de escala fracionário com determinadas GPUs Intel.
As caixas de diálogo “Get new [thing]” (Obter nova [coisa]) foram atualizadas para permitir a classificação pelo maior número de downloads, resolver dois problemas que faziam com que eles não exibissem o progresso da instalação corretamente e travassem após a desinstalação de aplicativos, corrigisse uma irritante “API de serviço de colaboração aberta desconhecida error.(0)” que aparecia ao navegar pelo conteúdo, melhorar o suporte para download de itens que possuem apenas um único arquivo disponível e corrigir um problema visual com o layout da mensagem “Substituir este arquivo?”.
Para aplicativos baseados em Kirigami, o KDE Frameworks 6.1 melhora a animação usada ao mover aplicativos de uma página para outra para ser mais suave e atualiza aquela pequena linha estranha nas barras de ferramentas que separa a barra lateral da área de conteúdo para parecer uma linha separadora normal da barra de ferramentas.
Para aplicativos baseados em QtQuick, o KDE Frameworks 6.1 não mostra mais animações se elas estiverem desabilitadas globalmente, o que também corrige um problema na área de trabalho do Plasma com o desaparecimento dos destaques dos botões e adiciona suporte para traduzir itens de menu em menus de contexto para campos de texto.
Além disso, os botões de opção e caixas de seleção com tema Breeze foram atualizados para usar a função de cor “Botão” como o resto dos elementos da interface do usuário para melhorar a consistência visual e corrigir uma falha visual em aplicativos baseados em QtQuick.
Várias ações do menu de contexto do botão direito em todos os aplicativos do KDE que abrem o aplicativo de terminal padrão foram aprimoradas para funcionar conforme o esperado, vários ícones de locais no tema do ícone Breeze e ícones OSD do seletor de tela agora respeitam a cor de destaque atual, ícones Breeze que podem aparecer no a área da bandeja do sistema agora muda de cor corretamente ao usar esquemas de cores não padrão.
O indexador de arquivos Baloo foi aprimorado para aumentar o desempenho, não tentando mais indexar conteúdo em sistemas de arquivos montados temporariamente, como compartilhamentos de rede e montagens OverlayFS.
Além disso, foi corrigida uma falha no indexador de arquivos Baloo que poderia ocorrer após a criação ou renomeação de arquivos ou pastas.
Por fim, o KDE Frameworks 6.1 atualiza a lista de arquivos acessados recentemente e salvos no disco por meio de caixas de diálogo abrir/salvar para serem gravados no arquivo de configuração para dados de estado voláteis, em vez de dados de configuração direcionados ao usuário, e corrige uma fonte de xdg- desktop-portal trava na inicialização.
Em resumo, aqui estão algumas das mudanças notáveis:
- Attica: Tratamento de erros aprimorado para que os trabalhos cancelados não acionem mais um erro.
- Baloo: Melhorias no processo de indexação de arquivos, incluindo manipulação de caminhos e correções de gerenciamento de transações.
- Bluez Qt: Adicionado suporte para dados do fabricante em anúncios LE, aprimorando os recursos Bluetooth.
- Ícones Breeze: Numerosas atualizações de ícones para melhorar a consistência da interface do usuário e ajustes de compatibilidade, como para o software de edição de vídeo do KDE, Kdenlive.
- Integração do Framework: Pequenas correções e correções de erros de digitação nas solicitações de interação do usuário.
- KIconThemes e KIO: Melhorias para melhor desempenho e experiência do usuário em diversas plataformas, incluindo manipulação de ícones e correções de operações de arquivos.
- Kirigami: Atualizações para melhorar os componentes da interface do usuário, incluindo comportamento de diálogo e ajustes visuais.
- Destaque de sintaxe: Atualizações para oferecer suporte a novas sintaxes e linguagens, garantindo compatibilidade com os padrões de programação mais recentes.
O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.
Como instalar
O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador.
É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.
Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.