E foi lançado o KDE Frameworks 5.99 com melhorias no Plasma Wayland, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.
Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.
Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.
Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications).
Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.
Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).
Agora, o Projeto KDE lançou o pacote de software de código aberto KDE Frameworks 5.99, uma coleção de mais de 80 bibliotecas complementares ao Qt, fornecendo uma ampla variedade de funcionalidades comumente necessárias para a maioria dos aplicativos KDE, o ambiente de desktop KDE Plasma e outros projetos.
Novidades do KDE Frameworks 5.99
Existem mais de 200 alterações incluídas na versão 5.99 do KDE Frameworks.
O KDE Frameworks 5.99 traz várias melhorias na interface do usuário, como a capacidade de aumentar e diminuir o zoom ou limpar o campo de senha usando o atalho de teclado Ctrl+Alt+U na tela de bloqueio do seu dispositivo móvel, efeitos de fade in/out para dicas de ferramentas em todo o KDE Plasma e aplicativos baseados em QtQuick quando aparecem e desaparecem, bem como cores de destaque com melhor aparência ao usar o recurso “Cor de destaque do papel de parede”.
Além disso, o rodapé da caixa de diálogo “Baixar novos papéis de parede” agora parece melhor e os links independentes em aplicativos baseados em Kirigami agora estão sempre sublinhados para que você saiba que eles são clicáveis.
Além disso, o KHolidays recebeu um feriado substituto japonês em 2023, o KIdleTime obteve um plug-in Wayland nativo, o KTextEditor agora suporta a conclusão de código usando a tecla Tab e há muito trabalho do Qt 6 para muitos outros aplicativos e componentes.
Para completar, você encontrará as melhorias usuais para uma experiência de desktop KDE Plasma melhor, mais estável e mais confiável.
Entre eles, existem várias correções de bugs para que os aplicativos de inicialização automática funcionem conforme o esperado ao usar o recurso de inicialização do systemd, correções para visualizações de rolagem e listas roláveis em aplicativos baseados em Kirigami ao usar um touchpad ou uma versão recente da coleção de patches KDE Qt.
Também há mais melhorias na sessão Plasma Wayland no KDE Frameworks 5.99, especialmente para aqueles que usam a versão mais recente do KDE Frameworks com a área de trabalho KDE Plasma 5.25.5, pois agora eles devem ver seus widgets e notificações posicionados no lugar certo.
Ainda sobre a sessão Plasma Wayland, esta versão adiciona um efeito de transformação às dicas de ferramentas do painel através do efeito KWin Morphing Popups.
Para a sessão do Plasma X11, a versão 5.99 do KDE Frameworks faz com que os aplicativos do KDE agora se lembrem corretamente de seus tamanhos e posições de janela em configurações de vários monitores.
Por fim, você encontrará vários refinamentos nos painéis flutuantes e nos cantos das caixas de diálogo e pop-ups do KDE Plasma, além de melhor suporte para imagens animadas PCX no Plasma Discover e em outros aplicativos do KDE.
O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.
Como instalar
O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador.
É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.
Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.