E foi lançado o KDE Frameworks 5.95 com mais de 180 alterações. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.
Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.
Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.
Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications).
Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.
Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).
Agora, o Projeto KDE lançou o pacote de software de código aberto KDE Frameworks 5.95, uma coleção de mais de 80 bibliotecas complementares ao Qt, fornecendo uma ampla variedade de funcionalidades comumente necessárias para a maioria dos aplicativos KDE, o ambiente de desktop KDE Plasma e outros projetos.
Novidades do KDE Frameworks 5.95
O KDE Frameworks 5.95 está aqui com principalmente correções de bugs, mas também várias melhorias.
Por exemplo, ele melhora a geração de visualizações para vários tipos de imagem RAW, resolve um grande vazamento de memória na sessão Plasma Wayland e torna a animação para barras de progresso e controles deslizantes em aplicativos baseados em QtQuick muito mais suaves.
Também para aplicativos baseados em QtQuick, esta versão melhora as mensagens em linha de várias linhas para que sejam exibidas corretamente.
Além disso, permite selecionar e copiar o texto descritivo na janela “Obter novo [coisa]” e permite converter de colheres de chá e colheres se você precisar saber apenas o equivalente de uma única, bem como de e para “m²”, “km²” e outras abreviaturas comuns.
O KDE Frameworks 5.95 também melhora a rolagem na visualização do calendário em vários widgets do Plasma, adiciona suporte para cores de destaque para marcas e dígitos no widget Relógio Analógico e possibilita desfazer a exclusão de texto nos campos de entrada de senha do Plasma para maior segurança.
Para a sessão Plasma Wayland, esta versão adiciona a capacidade de aplicativos em execução de instância única para aumentar suas janelas ao tentar iniciar os aplicativos novamente, melhora a janela Obter novos esquemas de cores no emulador de terminal Konsole e melhora o suporte para o terceiro parte widget “WeatherWidget2” ao usar widgets primários do Monitor do Sistema.
Além disso, o KDE Frameworks 5.95 melhora a caixa de diálogo comum “Atalhos de teclado” que está disponível em muitos aplicativos KDE e Configurações do sistema para não exibir mais colunas vazias “Atalhos globais” ou “Atalhos locais”, melhora a visualização “Todas as tags” do Dolphin para mostrar o nome correto para todas as tags e adiciona dicas de ferramentas aos botões “Open Sidebar” das barras laterais Kirigami recolhidas.
Entre outras mudanças dignas de nota, a nova versão do KDE Frameworks adiciona realce às pastas ao usar a ação “Go Up” no gerenciador de arquivos Dolphin, adiciona suporte para alternar automaticamente para o plug-in de papel de parede correto que suporta papéis de parede de imagem única ao arrastar e soltar uma imagem em na área de trabalho e escolhendo a ação “Definir como papel de parede”, e torna possível classificar os arquivos ocultos por último nas caixas de diálogo Abrir/Salvar.
Para desenvolvedores de aplicativos, o KDE Frameworks 5.95 corrige um vazamento de memória na estrutura Kirigami, que ocorreu ao navegar para frente e para trás em exibições de coluna, bem como um problema no Kirigami Scrollview comum, que fazia com que os aplicativos baseados em Kirigami congelassem.
O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.
Como instalar
O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador.
É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.
Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.