E foi lançado o KDE Frameworks 5.94 com mais de 200 alterações. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.
Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.
Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.
Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications).
Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.
Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).
Agora, o Projeto KDE lançou o pacote de software de código aberto KDE Frameworks 5.94, uma coleção de mais de 80 bibliotecas complementares ao Qt, fornecendo uma ampla variedade de funcionalidades comumente necessárias para a maioria dos aplicativos KDE, o ambiente de desktop KDE Plasma e outros projetos.
Novidades do KDE Frameworks 5.94
Os destaques da versão 5.94 do KDE Frameworks incluem suporte para a área de trabalho Plasma para mostrar visualizações de ícones para arquivos em unidades NFS ou NTFS, Lixeira, Cofres de Plasma, montagens do KDE Connect e outros locais não locais.
O desenvolvedor Nate Graham, adverte que:
“Observe que isso significa que a geração de visualização pode mais uma vez causar lentidão e congelamento no Dolphin ao acessar esses locais se estiverem lentos, e estamos trabalhando em uma maneira melhor de evitar isso sem jogar o bebê fora com a água do banho, desativando totalmente as visualizações.”
Ele também melhora as mensagens de espaço reservado nos aplicativos baseados em Kirigami e na área de trabalho do Plasma para torná-los mais legíveis e com melhor aparência, adiciona suporte à escala de ícones para até 512 px nas caixas de diálogo de abertura e salvamento de arquivos, bem como visualizações de ícones em linha em vários aplicativos, como o editor de vídeo Kdenlive, e torna os aplicativos que suportam a configuração de esquemas de cores personalizados para toda a janela muito mais rápidos para iniciar, como o emulador de terminal Konsole.
Além disso, o KDE Frameworks 5.94 melhora o comportamento ao fechar uma janela que gerou uma janela filho “Get New [coisa]” para também fechar a janela filho ao fechar o principal, melhora o volume OSD na sessão Plasma X11 para não aparecer mais no no canto superior esquerdo da tela e melhora as caixas de seleção e os botões de opção em toda a área de trabalho do Plasma para não mais parecerem borrados ou cortados na parte inferior ou levemente esmagados ao usar determinadas fontes e tamanhos de fonte.
Além disso, esta versão implementa um componente de espaço reservado padrão de “carregamento” na estrutura Kirigami, que será portado para todos os aplicativos Kirigami para fornecer aos usuários um indicador de carregamento consistente, implementa uma opção para abrir um local em uma nova janela ao clicar com o botão direito do mouse em itens de caminho em navegadores de URL em todos os aplicativos do KDE e implementa suporte de toque para Painéis de Locais do Dolphin, diálogos Abrir e Salvar, Gwenview e todos os aplicativos baseados em QtWidgets.
Vários bugs e travamentos foram resolvidos no KDE Frameworks 5.94 para tornar sua experiência de desktop Plasma e aplicativos KDE melhor e mais estável.
Por exemplo, Kate, KWrite e outros aplicativos baseados no KTextEditor não travam mais ao definir um novo tipo de arquivo para o aplicativo que você deseja abrir, e os aplicativos KDE que são capazes de abrir arquivos .psd não travam mais ao abrir uma imagem malformada.
Também foi corrigida uma falha na área de trabalho do Plasma que ocorreu quando o tema ativo não pode ser encontrado, corrige uma falha no gerenciador de arquivos Dolphin que ocorreu ao fechá-lo no item de lista “Fechar guia” da paleta de comandos, corrige outra falha no A área de trabalho do Plasma que ocorreu ao alterar o papel de parede do menu de contexto para arquivos de imagem no Dolphin ou na área de trabalho e corrige um travamento no gerenciador de pacotes Discover que ocorreu ao visitar sua página “Sobre”.
Um vazamento de memória também foi resolvido nesta atualização, que afetou muitos aplicativos baseados em Kirigami, bem como um bug que poderia causar falhas nas transferências de arquivos para compartilhamentos SMB (Samba) durante uma transferência.
Além disso, o KDE Frameworks 5.94 corrige o comportamento dos widgets no painel que abrem pop-ups para não mais abri-los com um tamanho muito pequeno e inutilizável, e reimplementa efeitos de destaque ao passar o mouse em applets que usam a versão obsoleta PlasmaComponents 2 do destaque, como o menu do aplicativo Legacy Kickoff.
O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.
Como instalar
O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador. É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.
Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.