E foi lançado o KDE Frameworks 5.93 com mais de 280 alterações. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.
Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.
Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.
Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications).
Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.
Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).
Agora, o Projeto KDE lançou o pacote de software de código aberto KDE Frameworks 5.93, uma coleção de mais de 80 bibliotecas complementares ao Qt, fornecendo uma ampla variedade de funcionalidades comumente necessárias para a maioria dos aplicativos KDE, o ambiente de desktop KDE Plasma e outros projetos.
Novidades do KDE Frameworks 5.93
O KDE Frameworks 5.93 vem com muitas melhorias para seus aplicativos favoritos do KDE, incluindo suporte a vários cursores para Kate e outros aplicativos baseados no KTextEditor. E como diz o título deste artigo, há mais de 280 mudanças nesta atualização.
Os usuários têm três maneiras de criar vários cursores, incluindo Alt+Click em locais diferentes, Alt+Ctrl+up/down nas linhas acima ou abaixo da atual e Alt+Shift+I após selecionar várias linhas de texto.
Esta versão também melhora o suporte para aplicativos QtQuick para que seus menus para campos de texto não exibam mais um separador como o primeiro item ou abram espaço para itens invisíveis, bem como para aplicativos baseados em QtWidgets cujas setas nas janelas de atalhos agora são compatíveis com HiDPI.
Além disso, os aplicativos baseados em Kirigami também receberam um pouco de amor durante esse ciclo, pois seus itens de lista arrastáveis agora se movem muito mais suavemente, sem falhas.
O suporte para aplicativos GTK/GNOME também foi aprimorado no KDE Frameworks 5.93, que implementa um padrão FreeDesktop para listas de documentos recentes.
Isso permitirá que os usuários visualizem um arquivo que foi aberto em um aplicativo KDE como um documento recente na caixa de diálogo “Abrir arquivo” em um aplicativo GTK.
Para completar, o KDE Frameworks 5.93 melhora o gerenciador de arquivos Dolphin, tornando a barra que mostra o nível de uso de um disco sempre visível e removendo a extensão na parte pré-selecionada do nome do arquivo para arquivos recém-criados que use a funcionalidade padrão “Criar novo arquivo”.
Entre outras mudanças, o Plasma Vault foi aprimorado para fazer com que os cofres usando os backends CryFS e EncFS apareçam no painel Places, as caixas de diálogo “Get New [thing]” (Obter novo) agora funcionam para usuários de outros idiomas além do inglês, e vários controles QtQuick agora parecem muito melhores para usuários RTL (da direita para a esquerda).
O tema Breeze também foi aprimorado no KDE Frameworks 5.93 para fazer com que os títulos nos widgets do Plasma apareçam conforme o esperado ao usar os temas Breeze Light ou Breeze Dark.
O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.
Como instalar
O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador. É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.
Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.