E foi lançado o KDE Frameworks 5.91 com muitas melhorias, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.
Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.
Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.
Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications).
Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.
Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).
Agora, o Projeto KDE lançou o pacote de software de código aberto KDE Frameworks 5.91, uma coleção de mais de 80 bibliotecas complementares ao Qt, fornecendo uma ampla variedade de funcionalidades comumente necessárias para a maioria dos aplicativos KDE, o ambiente de desktop KDE Plasma e outros projetos.
Novidades do KDE Frameworks 5.91
O KDE Frameworks 5.91 chegou com muitas mudanças interessantes e empolgantes, começando com um novo recurso importante para o gerenciador de arquivos Dolphin e outros aplicativos KDE que usam a biblioteca KIO.
Este é o suporte ao PolKit no KIO, que finalmente permite operações de arquivos raiz no Dolphin.
Além disso, a biblioteca KIO foi aprimorada nesta versão para lidar corretamente com URLs não baseados em arquivo registrados em aplicativos, como tg:// para links do Telegram ou mailto:// para endereços de e-mail, quando os aplicativos anunciam que aceitam URLs.
Para completar, o Dolphin agora inicia mais rápido quando há várias imagens ISO montadas ou aplicativos Snap instalados.
O KDE Frameworks 5.91 também possibilita alterar o usuário ou grupo de um arquivo ou pasta na área de trabalho, bem como baixar itens “Get New” com dependências.
O suporte à tela sensível ao toque também foi aprimorado para usuários móveis, pois esta versão aprimora as caixas de seleção do Plasma e as barras de guias para reagir novamente quando são tocadas.
Para aplicativos baseados em QtQuick, o KDE Frameworks 5.91 atualiza os menus para que tenham o mesmo tamanho e aparência dos menus em aplicativos QtWidgets, atualiza os controles deslizantes para permitir que sejam manipulados rolando sobre eles, atualiza as caixas de combinação e seus pop-ups para caber totalmente texto de itens longos, atualiza os itens de menu com tema do Breeze para se tornarem maiores e mais tocáveis ao usar o Modo Tablet e atualiza o código para torná-los mais rápidos para carregar e executar.
Para Kate, KDevelop e outros aplicativos baseados no KTextEditor, o KDE Frameworks 5.91 adiciona a capacidade de detectar automaticamente o estilo de espaço em branco dos arquivos abertos, atualiza seus campos de pesquisa para incluir uma pequena lupa neles que aparece quando você foca o campo de pesquisa e desaparece quando perde o foco e melhora o recurso Alternar comentário para funcionar corretamente quando a linha comentada inclui comentários embutidos nela.
Outra mudança interessante para os usuários do Tablet Mode, que também chegará à próxima versão do ambiente de desktop KDE Plasma 5.25, impede que o teclado virtual apareça rapidamente e cubra um aplicativo imediatamente após o lançamento, pois os campos de pesquisa de vários aplicativos KDE e miniaplicativos Plasma não mais ficam focados por padrão ao entrar no Modo Tablet.
Também há boas notícias para os usuários da sessão do Plasma Wayland, pois o KDE Frameworks 5.91 melhora a abertura e o fechamento da barra lateral do Widget Explorer para não mais reorganizar suas janelas e melhora a Central de Ajuda para não travar aleatoriamente ao mover o cursor do mouse ou passar o mouse sobre os links.
Entre outras mudanças dignas de nota, o KDE Frameworks 5.91 corrige vários bugs para evitar que os atalhos de teclado do KWin quebrem após reiniciar o KWin, melhora o suporte para que aplicativos Snap não apareçam mais como volumes montados nos painéis Places, impede que o ícone Breeze para o logotipo do KDE Plasma seja parcialmente desaparecendo quando tamanhos maiores são usados com um esquema de cores escuras, bem como para resolver falhas em várias pastas Breeze e ícones de tipo mime.
Algumas pequenas mudanças visuais também estão presentes para tornar sua experiência de desktop KDE Plasma mais agradável. Por exemplo, o ícone da bandeja do sistema Yakuake agora é monocromático, as barras de navegação inferiores agora usam o novo estilo de seleção, os menus do KHamburgerMenu agora têm um design mais simples para os itens inferiores com um novo item “Mais” no final da lista para mostrar a você todo o resto dos itens do menu e as datas relativas não são exibidas com mais precisão em vários aplicativos do KDE que os suportam.
Em termos de melhorias de desempenho, o KDE Frameworks 5.91 reduz um pouco o uso de CPU e RAM para todos os aplicativos do KDE ao buscar ícones, as páginas de configurações do sistema que incluem o botão “Obter novo” agora usam menos RAM e a alteração dos atalhos de teclado padrão na página Atalhos em As configurações do sistema agora entram em vigor instantaneamente sem precisar reiniciar o sistema.
Por último, mas não menos importante, há melhor suporte para ícones personalizados usando imagens SVG (Scalable Vector Graphics) referidas por seu caminho em vez de seu nome para aparecer corretamente em pastas e aplicativos na área de trabalho.
Claro, existem centenas de outras mudanças menores incluídas nesta nova versão do KDE Frameworks.
O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.
Como instalar
O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador.
Ele é um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.
Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.