KDE Frameworks 5.89 lançado com melhorias na sessão Plasma Wayland

E foi lançado o KDE Frameworks 5.89 com melhorias na sessão Plasma Wayland, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.

Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.

Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.

Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications).

Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.

Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).

Agora, o Projeto KDE lançou o pacote de software de código aberto KDE Frameworks 5.89, uma coleção de mais de 80 bibliotecas complementares ao Qt, fornecendo uma ampla variedade de funcionalidades comumente necessárias para a maioria dos aplicativos KDE, o ambiente de desktop KDE Plasma e outros projetos.

Novidades do KDE Frameworks 5.89

KDE Frameworks 5.89 lançado com melhorias na sessão Plasma Wayland
KDE Frameworks 5.89 lançado com melhorias na sessão Plasma Wayland

O KDE Frameworks 5.89 está aqui para melhorar ainda mais a sessão do Plasma Wayland, fazendo com que o efeito Morphing Popups funcione corretamente para que as dicas de ferramentas do painel tenham uma animação suave quando aparecem e desaparecem, corrigindo o OSD do Plasma (On-Screen Display) para respeitar a política de posicionamento maximizado da janela do KWin, e melhora o suporte para aplicativos QtWidgets como Dolphin, Gwenview ou Okular para que o menu não apareça como uma janela independente ao clicar no botão do menu de hambúrguer enquanto suas janelas estão desfocadas.

O KDE Frameworks 5.89 traz muitas mudanças visuais, principalmente correções e correções de bugs. Por exemplo, ele centraliza ícones e texto nas guias de miniaplicativos do Plasma, aborda uma falha visual com dicas de ferramentas do Plasma que os faziam piscar quando aparecem ou desaparecem, corrige vários problemas com os ícones do Breeze, melhora os ícones Monocromáticos do Breeze para exibir as cores certas ao usar um esquema de cores escuras, e melhora os gráficos do tema do Plasma para não parecerem mais estranhos após uma atualização.

Além disso, agora existe um mecanismo de fallback para temas de ícones que estão faltando alguns ícones solicitados para que ele pule para o próximo ícone mais próximo ao que faltava, as dicas de ferramentas para itens elididos nas visualizações de pesquisa do KRunner agora usam o mesmo estilo usado em todos os outros ícones do Plasma área de trabalho e barras de progresso, barras de rolagem e controles deslizantes no estilo Breeze Plasma agora usam a mesma cor de fundo ligeiramente mais escura usada nas janelas de aplicativos.

KDE Frameworks 5.89 lançado com melhorias na sessão Plasma Wayland
KDE Frameworks 5.89 lançado com melhorias na sessão Plasma Wayland

Esta versão também melhora o miniaplicativo Bateria e Brilho para exibir o status da bateria para mais dispositivos, especialmente alguns dispositivos Bluetooth, melhora as linhas de título das páginas baseadas em QtQuick nos aplicativos Configurações do Sistema e Centro de Informações e melhora o KCommandBar para não exibir mais um espaço vazio no lado direito e para mostrar uma mensagem de espaço reservado ao pesquisar por coisas não retorna resultados.

A navegação pelo teclado também foi aprimorada no KDE Frameworks 5.89, que adiciona um novo atalho de teclado (Ctrl + F) para focar no campo de pesquisa na caixa de diálogo do seletor de ícones e permite que os usuários fechem as camadas da caixa de diálogo em aplicativos baseados em Kirigami usando a tecla Esc.

Para completar, a caixa de diálogo de seleção de ícone agora pré-seleciona o ícone da pasta atualmente usado para facilitar a visualização e a navegação pelo teclado.

Por último, mas não menos importante, esta nova versão do KDE Frameworks corrige uma falha na área de trabalho do Plasma que ocorreu ao tentar mudar o papel de parede da apresentação de slides para cores simples, corrige outra falha que fez com que os arquivos ou pastas do lixo fossem copiados para /tmp ao passar o mouse sobre eles com o cursor do mouse e melhora a janela Propriedades para arquivos para mostrar qual aplicativo é o padrão para abrir o respectivo arquivo.

KDE Frameworks 5.89 lançado com melhorias na sessão Plasma Wayland
KDE Frameworks 5.89 lançado com melhorias na sessão Plasma Wayland

O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.

Como instalar

O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador.

É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.

Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis ​​do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.