E foi lançado o KDE Frameworks 5.87 com Discover mais rápido, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.
Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.
Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.
Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications).
Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.
Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).
Agora, o Projeto KDE lançou o pacote de software de código aberto KDE Frameworks 5.87, uma coleção de mais de 80 bibliotecas complementares ao Qt, fornecendo uma ampla variedade de funcionalidades comumente necessárias para a maioria dos aplicativos KDE, o ambiente de desktop KDE Plasma e outros projetos.
Novidades do KDE Frameworks 5.87
O KDE Frameworks 5.87 está aqui para tornar o gerenciador de pacotes gráfico do Plasma Discover mais rápido ao verificar atualizações e ao carregar o conteúdo inicial de qualquer uma das categorias de complementos, consertar uma falha no gerenciador de arquivos Dolphin, desktop Plasma e outros aplicativos KDE ao desfazer uma cópia do arquivo e adiciona ícones no tema do ícone do Breeze para diferentes tipos de arquivos do Godot Engine.
Além disso, o KDE Frameworks 5.87 melhora muito o suporte para aplicativos baseados em Kirigami, tornando o texto do cabeçalho em suas barras de ferramentas menores para melhor corresponder à escala de tudo ao seu redor, adicione o espaçamento correto entre os itens em layouts de formulário estreitos e estilo móvel dentro de grupos, adicione suporte para navegar entre os itens da lista da barra lateral usando as teclas de seta e Enter, bem como para ocultar alguns cabeçalhos textuais.
Um novo recurso introduzido nesta nova atualização do KDE Frameworks é o suporte para elementos básicos da IU no ambiente de desktop Plasma para seguir o mesmo estilo que foi lançado recentemente para aplicativos KDE, melhorando a visibilidade do efeito de foco, especialmente para caixas de seleção e controles deslizantes.
Outra novidade é a opção de menu de contexto “Gerar código de barras” no menu “Compartilhar” padrão encontrado em vários aplicativos do KDE, permitindo aos usuários gerar mais facilmente um código QR a partir de um URL.
Além disso, ao gerar um código QR para texto usando as opções do menu de contexto no miniaplicativo da área de transferência e no menu “Compartilhar”, a função agora é chamada de código QR em vez de código de barras.
Também melhoradas no KDE Frameworks 5.87 estão as versões de 22x22px dos ícones de preferências do Breeze, que agora são pixel-perfect e têm uma aparência melhor em qualquer lugar que sejam exibidos com esse tamanho, como na barra lateral de Configurações do sistema, ícone do KTimeTracker, a caixa de diálogo de propriedades a mostrar o nome do arquivo para arquivos somente leitura, bem como as barras de cabeçalho na parte superior de muitos miniaplicativos Plasma para respeitar o esquema de cores do seu sistema.
Entre outras mudanças, há um novo item de menu de contexto na caixa de diálogo Abrir para tornar mais fácil para os usuários abrirem o arquivo selecionado em um aplicativo externo diferente.
Os arquivos copiados usando aplicativos do KDE agora usam as mesmas permissões que tinham no local original, ACLs de arquivo definidas na caixa de diálogo Propriedades agora são aplicadas corretamente ao reabrir a caixa de diálogo após alterá-las, e o efeito de realce foi aprimorado para itens de lista expansíveis na bandeja do sistema.
Também vale a pena mencionar que o girador de estilo de engrenagem recém-introduzido do Plasma para carregamento de aplicativos e outros indicadores de progresso de giro foi removido por enquanto, pois não parecia bom em alguns contextos, e a janela Regras de janela agora mostra corretamente seu conteúdo/controles de rodapé quando acessado a partir do menu de contexto da barra de título de uma janela.
O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.
Como instalar
O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador. É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.
Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.