E foi lançado o KDE Frameworks 5.86 com mais de 200 alterações, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.
Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.
Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.
O segundo é o que nos interessa neste artigo, já que o Framework 5.64 já está disponível. Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications).
Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.
Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).
Agora, o Projeto KDE lançou hoje o pacote de software de código aberto KDE Frameworks 5.86, uma coleção de mais de 80 bibliotecas complementares ao Qt, fornecendo uma ampla variedade de funcionalidades comumente necessárias para a maioria dos aplicativos KDE, o ambiente de desktop KDE Plasma e outros projetos.
Novidades do KDE Frameworks 5.86
Existem mais de 200 alterações incluídas no lançamento do KDE Frameworks 5.86, o que a torna uma atualização recomendada para todos os usuários de desktop KDE Plasma.
O KDE Frameworks 5.86 está aqui para melhorar ainda mais a sessão Plasma Wayland, desta vez para usuários de GPU NVIDIA que encontraram falhas de atualização de conteúdo no redimensionamento da janela ou o KRunner não exibiu os resultados da pesquisa.
Ele também corrige dois vazamentos de memória crítica que podem afetar o ambiente de trabalho do KDE Plasma e os widgets do Plasma.
O KDE Frameworks 5.86 também melhora os miniaplicativos e pop-ups da bandeja do sistema do Plasma’a com itens de lista expansíveis para ser mais confiável e estável em geral, ser mais consistente visualmente, ser mais responsivo na rolagem do mouse e na navegação do teclado e ser totalmente interativo ao usar uma caneta (apenas para miniaplicativos).
Entre as melhorias, esta versão traz de volta as conversões de moeda no KRunner e o menu do aplicativo Kickoff, adiciona suporte para editar os ícones para todos os aplicativos instalados através do menu “Editar Aplicativo…” do Kickoff, exibe os aplicativos iniciados a partir de um atalho global em “Aplicativos’ do Monitor de Sistema página e melhora as sombras para pop-ups, diálogos, OSDs e notificações do Plasma para serem mais consistentes com as sombras das janelas de aplicativos.
O miniaplicativo de calendário também foi aprimorado para não exibir mais o número incorreto de pontos em cada dia, mês ou ano quando estiver aberto.
Também foi aprimorado o novo KHamburgerMenu introduzido no KDE Frameworks 5.81 para não exibir mais uma cópia duplicada da estrutura do menu no menu de contexto quando você estiver usando um miniaplicativo de Menu Global.
Um novo atalho de teclado padrão (Ctrl + Alt + Vírgula) foi adicionado nesta versão para abrir a janela “Configurar atalhos de teclado”, bem como um novo aviso que será exibido ao tentar copiar ou mover arquivos ou pastas que contenham caracteres em seus nomes que não são compatíveis com o sistema de arquivos para o qual você está movendo ou copiando os arquivos/pastas, dando a você a oportunidade de corrigi-lo.
Para aplicativos baseados em QtQuick, o KDE Frameworks 5.86 torna o botão de “texto claro” dentro dos campos de texto do mesmo tamanho que em aplicativos QtWidgets, remove a dica de ferramenta que duplica o texto de um botão para botões que têm um ícone e um texto (só será exibido se o texto do botão for ocultado automaticamente) e adiciona suporte para idiomas RTL em pop-ups da caixa de combinação.
Também para aplicativos baseados em QtQuick, melhora as alças de rolagem para interpretar corretamente um clique do botão do mouse como um clique na trilha quando aplicado na parte superior da alça, melhora os cabeçalhos nas configurações do sistema baseadas em QtQuick para que os usuários de touchscreen não desapareçam mais quando rolar a exibição para cima e aumentar seu desempenho e velocidade de inicialização, reimplementando as definições de “Unidades” em C++.
Além disso, os aplicativos baseados em Kirigami agora são iniciados mais rapidamente, há alguns novos ícones bonitos para as pastas “Pública” e “Modelos”, faz com que a opção “Permitir expansão de pasta” nas caixas de diálogo abrir e salvar seja respeitada em todos os contextos relevantes, melhora alguns dos ícones do Breeze com o tema de favoritos para serem mais distintos uns dos outros e unifica o botão giratório de carregamento, que agora se parece com uma engrenagem giratória, na área de trabalho do KDE Plasma, nos aplicativos e na tela inicial.
O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.
Como instalar
O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador. É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.
Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.