E foi lançado o KDE Frameworks 5.85 com melhorias de desempenho, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.
Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.
Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.
O segundo é o que nos interessa neste artigo, já que o Framework 5.64 já está disponível. Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications).
Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.
Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).
Agora, o Projeto KDE lançou hoje o pacote de software de código aberto KDE Frameworks 5.85, uma coleção de mais de 80 bibliotecas complementares ao Qt, fornecendo uma ampla variedade de funcionalidades comumente necessárias para a maioria dos aplicativos KDE, o ambiente de desktop KDE Plasma e outros projetos.
Novidades do KDE Frameworks 5.85
O KDE Frameworks 5.85 é uma atualização mensal que traz principalmente melhorias aos recursos existentes.
Por exemplo, ele adiciona a rede ausente e os ícones relacionados à hibernação ao tema do ícone do Breeze quando ele está sendo usado no ambiente de desktop Xfce, melhora o suporte para alterações recursivas na propriedade do diretório e nas permissões para sempre funcionar e reduz ligeiramente o uso de recursos do sistema para todos os aplicativos de desktop KDE baseados em QtQuick.
Esta versão também torna a leitura de arquivos de configuração global muito mais rápida, o que se traduz em tempos de inicialização mais rápidos para a maioria dos aplicativos KDE, reimplementa a geração automática de miniaturas para itens na área de trabalho, introduz suporte a UDisks2 para fazer vários recursos em aplicativos KDE que usam o Solid biblioteca para trabalhar em sistemas OpenBSD, e melhora o suporte HiDPI no X11 ao usar o sistema de escalonamento KDE Plasma padrão.
O KDE Frameworks 5.85 vem com muitas outras melhorias para vários elementos e funcionalidades de aplicativos baseados em Kirigami, como botões de fechar, páginas “Sobre” ou visualizações não roláveis.
Além disso, faz com que os botões para sensores na IU de personalização do System Monitor tenham uma aparência muito melhor, e as barras de menu tradicionais na janela em aplicativos KDE baseados em QtQuick tenham a mesma aparência de outros aplicativos.
Entre outras mudanças dignas de nota, o KDE Frameworks 5.85 adiciona um novo recurso à janela “Get new [thing]” para permitir que você envie suas próprias contribuições para store.kde.org, corrige uma falha no gerenciador de arquivos Dolphin que ocorreu durante a pesquisa de itens, torna possível selecionar um aplicativo/ binário personalizado na página Aplicativos padrão das configurações do sistema e revisa a caixa de diálogo do seletor de ícones para mostrar ícones SVG precisos para usuários HiDPI.
Há também um suporte melhor para temas KDE Plasma personalizados, mas incompletos, melhora os campos de texto na área de trabalho do KDE Plasma para usar a cor correta ao usar o tema com cores fortes contrastantes para o fundo da janela (por exemplo, Oxygen) e melhora as caixas de diálogo para vários arquivos operações para quebrar o texto.
Por último, mas não menos importante, os pontos indicadores pares no widget do Calendário do Plasma e no pop-up do Relógio Digital agora estão mais visíveis, independentemente do esquema de cores ou do tema do KDE Plasma usado. Para obter mais detalhes sobre as mudanças implementadas nesta nova atualização do KDE Frameworks, verifique as notas de lançamento completas.
O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.
Como instalar
O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador. É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.
Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.