E foi lançado o KDE Frameworks 5.84 com melhorias de desempenho, dicas de ferramentas expansíveis, e mais. Confira as novidades dessa atualização.
Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.
Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.
O segundo é o que nos interessa neste artigo, já que o Framework 5.64 já está disponível. Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications).
Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.
Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).
Agora, o Projeto KDE lançou o KDE Frameworks 5.84, uma nova versão principal de seu pacote de software de código aberto para o ambiente de desktop KDE Plasma que adiciona vários novos recursos e melhorias.
Novidades do KDE Frameworks 5.84
Existem mais de 170 mudanças incluídas no KDE Frameworks 5.84. Ele apresenta um novo recurso de interface do usuário chamado dicas de ferramentas expansíveis, que adiciona um rótulo “Pressione Shift para mais” às dicas de ferramentas em aplicativos KDE que usam as estruturas KXMLGui e Kirigami para exibir o texto mais longo daquela dica de ferramenta.
Esta é uma substituição do recurso “What’s This?” (O que é isto?).
Esta versão também melhora a limpeza de atalhos globais para miniaplicativos Plasma, melhora o desempenho de pesquisas SVG na área de trabalho do Plasma para uma experiência mais responsiva usando menos recursos, corrige a falha mais comum no calendário do Plasma e melhora a aparência de sombras de dicas em a área de trabalho do Plasma.
Além disso, o KDE Frameworks 5.84 melhora a fonte do sistema de forma que agora será atualizado imediatamente sem ter que reiniciar seus aplicativos (apenas para aplicativos baseados em QtQuick), adiciona o nome de uma unidade montada a discos não rotulados para ajudá-lo facilmente identificá-los e melhorar clicando nas entradas do painel de locais para locais montados em encadernação.
Para completar, as caixas de diálogo “Get New [thing]” (Obter novo) foram atualizadas para lidar de forma mais elegante com vários cenários como quando o servidor está inativo ou lento, e os aplicativos QtQuick que usam o componente Kirigami OverlaySheet não permitem mais que a folha toque nas bordas da janela ou tela.
No KDE Frameworks 5.84, o tema do ícone do Breeze também foi atualizado com ícones para adesivos, novos ícones de rede, bem como novos ícones para ferramentas de corte avançadas no editor de vídeo Kdenlive.
Por último, mas não menos importante, o KDE Frameworks 5.84 melhora os itens da grade nas configurações do sistema e os seletores de papel de parede para uma aparência precisa sem iluminar a área de conteúdo ao passar o cursor do mouse sobre eles e melhora as páginas desativadas no Monitor do sistema para permanecer desativadas quando sua barra lateral recolhido no modo apenas de ícones.
O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.
Como instalar
O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador. É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.
Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.